Volkswagen Polo foi o carro mais vendido na América do Sul em 2024
Dados da marca alemã destacam o Polo como veículo mais vendido da região e o T-Cross como líder entre os SUVs
César Tizo - janeiro 8, 2025
A Volkswagen encerrou 2024 comemorando conquistas expressivas no mercado automotivo sul-americano. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (8) pela própria montadora, o Volkswagen Polo foi o veículo mais vendido na América do Sul em todos os segmentos, com 161.503 unidades emplacadas. O modelo, que alcança 50 anos de história em 2025, reafirmou sua popularidade ao consolidar-se como o preferido dos consumidores da região.
Destaque no Brasil
No mercado brasileiro, o Polo registrou vendas recordes em 2024, com 140.184 unidades emplacadas. Este desempenho consolidou o hatch como o carro de passeio mais vendido no país pelo segundo ano consecutivo, além de líder absoluto entre os hatches. O crescimento em relação a 2023 foi significativo: alta de 26%, quando foram emplacadas 111.247 unidades.
Produzido nas fábricas de Taubaté e São Bernardo do Campo (SP), o Polo passou a ocupar o lugar do Volkswagen Gol e ampliou sua participação de mercado sobretudo após a estreia da configuração de entrada Track, que também conta com alta demanda no segmento de vendas diretas, em especial envolvendo grandes frotistas e locadoras.
T-Cross domina segmento de SUVs
Além da boa aceitação do Polo, a Volkswagen também liderou o segmento de SUVs na América do Sul em 2024 com o T-Cross. Foram 98.200 unidades vendidas na região, sendo 83.995 apenas no Brasil, o que garantiu ao modelo a liderança entre os utilitários esportivos nacionais. O T-Cross é fabricado em São José dos Pinhais (PR) e destaca-se como um dos pilares da marca atualmente no mercado.
Crescimento acima da média
Em 2024, a Volkswagen registrou um desempenho de vendas superior ao do mercado sul-americano como um todo. Com 497 mil unidades emplacadas, a montadora alcançou um crescimento de 13,6% em relação a 2023, enquanto o mercado regional expandiu apenas 6,4%, detalha a fabricante.
No Brasil, o principal mercado da Volkswagen na América do Sul, foram emplacadas 400.428 unidades, o segundo maior volume dos últimos 10 anos, ficando atrás apenas de 2019 (411 mil unidades).
“É motivo de grande orgulho termos o VW Polo como o veículo mais vendido da região. Estamos acelerando no caminho certo, com um portfólio completo e feito sob medida para os clientes da região“, analisa Hendrik Muth, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen para a América do Sul.
Ao longo de 2025, a Volkswagen prepara como importante novidade a estreia do Tera, produto que vai posicionar a marca na categoria de crossovers, portanto um rival de Fiat Pulse e cia. Também neste ano, a empresa já confirmou o lançamento de esportivos como o Golf GTI e o Jetta GLI renovado.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok