Renault Kangoo ou Fiat Fiorino: qual é o melhor furgão compacto?
Leitor está em dúvida entre a referência da Fiat na categoria ou o modelo aprimorado da Renault; saiba mais
César Tizo - janeiro 10, 2025
Estou em dúvida entre um Fiat Fiorino e um Renault Kangoo zero km – pergunta enviada por Rodrigo
Rodrigo, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Como estamos analisando dois veículos comerciais, é interessante começar pelas características técnicas de cada modelo, considerando suas capacidades e diferenciais.
Fiat Fiorino
O Fiat Fiorino é a referência em vendas no segmento e se destaca pela suspensão traseira com eixo rígido (do tipo ômega) e mola parabólica longitudinal. Essa configuração, semelhante à da Fiat Strada, conquistou os consumidores pela durabilidade e robustez do conjunto. O modelo suporta até 650 kg ou 3.345 litros no compartimento de carga.
Sob o capô, o Fiorino conta com o conhecido motor 1.4 flex, que entrega 86 cv de potência e 12,2 kgfm de torque com etanol, e fez fama no mercado pela confiabilidade e baixo custo de manutenção. Associado a um câmbio manual de 5 marchas, o conjunto oferece desempenho razoável ao furgão, com aceleração de 0 a 100 km/h em 13,7 segundos. Quanto ao consumo, ponto importante para um veículo voltado ao trabalho, o modelo percorre 11,7 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada com gasolina.
Renault Kangoo
Já o Renault Kangoo, atualizado em 2024, traz um projeto mais moderno e funcional. Mesmo com uma suspensão convencional (McPherson na dianteira e eixo de torção traseiro), o modelo suporta 750 kg de carga ou 3,3 m³ de volume, oferecendo maior capacidade de transporte que o concorrente.
Um diferencial relevante do Kangoo é a porta lateral deslizante, ausente no Fiorino, que facilita o manuseio de objetos em áreas urbanas. A abertura mede 717 mm de largura por 1.046 mm de altura, tornando mais fáceis as operações de carga e descarga em calçadas, por exemplo. A confiabilidade do sistema foi garantida com testes de 100 mil ciclos de abertura e fechamento, segundo a Renault.
O compartimento de carga do Kangoo oferece 1.866 mm de comprimento, 1.441 mm de largura máxima e 1.226 mm de altura, e conta com portas traseiras assimétricas que abrem até 180º, com trava a 90º para evitar fechamentos acidentais.
No quesito motorização, o Kangoo é movido pelo motor 1.6 SCe, que entrega 115 cv e 15,7 kgfm de torque, associado a um câmbio manual de 5 marchas. Isso resulta em melhor desempenho, com aceleração de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos, favorecendo os deslocamentos com o furgão totalmente carregado. O consumo é de 11,3 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada com gasolina.
Outro atrativo do Kangoo é o custo operacional. A Renault informa que o plano de revisões até 60 mil km é 18% mais acessível que o do concorrente, com custo estimado em R$ 0,93 por quilômetro rodado, considerando um ciclo anual de 60 mil km. Além disso, o Kangoo apresenta custo de reparação 23% menor em colisões frontais e uma cesta de peças 20% mais barata que o Fiorino.
Conclusão
Com base nas características técnicas e na versatilidade para transporte de cargas, o Renault Kangoo se destaca como uma opção mais moderna e eficiente, especialmente para empresas e profissionais que demandam um furgão compacto.
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