Maxwell, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
A Nissan apresentou recentemente o Kicks Play 2025, com condições bastante favoráveis para os consumidores PcD. Na modalidade de compra com isenção, o SUV compacto pode ser encontrado por R$ 92.990 na versão Active Plus, já considerando os descontos tributários e bonificações da marca japonesa.
O Volkswagen T-Cross Sense 2025, por sua vez, tem preço público sugerido de R$ 119.990, mas no segmento PcD pode ser adquirido por aproximadamente R$ 101 mil, também levando em conta as isenções e incentivos oferecidos pela fabricante alemã.
Diferenciais
Analisando os conjuntos propulsores dos dois SUVs, o Volkswagen T-Cross leva vantagem. Sob o capô, o SUV traz o motor 1.0 TSI, que entrega até 128 cv e 20 kgfm de torque. Associado ao câmbio automático de 6 marchas, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 10 segundos e apresenta consumo médio oficial de 11,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina.
Já o Kicks, por sua vez, aposta em uma mecânica mais tradicional, sem turbo ou injeção direta. Com isso, seu motor 1.6 16V flex gera 113 cv e 15,2 kgfm de torque, sendo que a Nissan não divulga os dados de desempenho do modelo. Ao volante, o SUV japonês oferece respostas mais lentas nas acelerações e retomadas em relação ao rival. Além disso, seu consumo não compensa a menor agilidade, com médias de 11,4 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada (gasolina).
Nissan Kicks Play 2025
Equipamentos
O Kicks Play Active Plus tem como principal apelo o preço competitivo, especialmente para quem busca um SUV com menor custo de aquisição. No entanto, para atingir esse valor, sua lista de equipamentos é mais enxuta. Os principais destaques são os 6 airbags, central multimídia com tela de 7” e piloto automático.
Já o T-Cross Sense exige um investimento maior, mas compensa com um pacote mais completo. O VW conta até mesmo com um assistente de condução de série, no caso o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência. Além disso, oferece sensor de estacionamento, faróis e lanternas em LED, 6 airbags, freios a disco nas quatro rodas e central multimídia com tela de 10,1”.
Conclusão
Portanto, Maxwell, como ficou evidente, o Volkswagen T-Cross Sense se destaca como a opção mais equilibrada nessa comparação.
Embora exija um investimento maior, ele justifica o custo extra com melhor desempenho, nível de eficiência e conteúdo superior de equipamentos. O Kicks leva vantagem no porta-malas (432 litros contra 373 litros do VW), mas o T-Cross compensa com um espaço traseiro muito mais amplo e confortável para os passageiros.