Ford passa a fabricar motor 2.0 da Ranger na Argentina e amplia produção da picape
Planta de Pacheco inicia fabricação do motor 2.0 Panther turbodiesel em conjunto com o 3.0 V6; picape terá volume de produção ampliado
César Tizo - fevereiro 21, 2025
A Ford deu mais um passo na consolidação da produção da Ranger na América do Sul. A empresa comunicou nesta sexta-feira (21) o início da produção do motor Panther 2.0 turbodiesel na fábrica de Pacheco, na Argentina. A unidade, que já fabrica o 3.0 V6 turbodiesel da família Lion desde junho de 2024, completa o investimento de US$ 660 milhões no programa de lançamento da picape, reforçando a integração dos processos de manufatura na região.
A nova linha de motores, que recebeu um investimento de US$ 80 milhões, é um exemplo de manufatura 4.0, com alto nível de automação, conectividade e sustentabilidade. Equipada com robôs que utilizam inteligência artificial e sistemas de machine learning, a planta garante precisão de até 0,004% nas operações, além de operar com energia 100% renovável e zero geração de resíduos para aterro.
Motor 2.0 Panther agora é produzido na Argentina
O motor 2.0 Panther quatro cilindros é aplicado nas versões intermediárias da Ranger, oferecendo até 170 cv e 41,3 kgfm de torque. Já o 3.0 V6 Lion, aplicado nos catálogos superiores, entrega 250 cv e 61,1 kgfm de torque.
A produção local dos motores aumenta a verticalização da fábrica, permitindo maior controle de qualidade e eficiência. Segundo a Ford, a integração das equipes de engenharia da Argentina e do Brasil foi fundamental para o desenvolvimento da planta.
Em 2024, a Ranger registrou recordes de participação de mercado e, em janeiro de 2025, registrou um crescimento de 60% nas vendas no Brasil. Para atender à crescente demanda, a Ford decidiu elevar a produção anual da Ranger para 70.000 unidades/ano, um aumento de 15% em relação a 2024 e quase 30% em comparação ao ano de lançamento.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok