Aceitação dos carros chineses cresce e já se destaca no mercado de usados
Modelos com projetos ou origem chinesa ganham espaço entre os seminovos mais rentáveis; confira dados
César Tizo - março 13, 2025
O mercado de carros usados segue aquecido no Brasil. Em fevereiro, o ticket médio dos usados atingiu R$ 83.163, um crescimento de 3% em relação a janeiro e o maior valor desde novembro de 2024, quando foi registrado o recorde histórico de R$ 83.411. Além da valorização, o setor também viu um avanço expressivo na margem bruta de lucro, que chegou a 11,2%, o melhor desempenho desde agosto do ano passado. Os dados são do Estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados (PVU), produzido pela Auto Avaliar.
Apesar da alta nos valores e na rentabilidade, o giro médio de estoque dos usados apresentou pouca variação, mantendo-se em 39 dias. O volume de vendas no segmento também impressiona: nos dois primeiros meses de 2025, mais de 2,5 milhões de veículos usados foram comercializados, um crescimento de 7% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Fábio Braga, Country Manager da MegaDealer, destaca que a demanda no início de 2025 superou as expectativas, especialmente por ser um período em que os consumidores costumam adotar uma postura mais cautelosa. “Há boas perspectivas para o mercado de seminovos, mas surpreende a alta procura já nos primeiros meses do ano”, avalia.
Modelos mais rentáveis
Entre os modelos que garantiram maior retorno financeiro às concessionárias, a CAOA Chery manteve o domínio pelo terceiro mês consecutivo. O Tiggo 8 liderou o ranking em fevereiro, com preço médio de R$ 146 mil, margem bruta de 11,2% e giro médio de estoque de 29 dias. Já o Tiggo 5x apareceu na sequência, com preço médio de R$ 103 mil, margem de 9,1% e giro médio de 25 dias. O Toyota Corolla completou o “Top 3”, com valor médio de R$ 135 mil, margem de 9,7% e giro de 33 dias.
Braga ressalta a crescente aceitação dos veículos chineses no mercado brasileiro e aponta para um possível fortalecimento das montadoras do país asiático nos próximos anos. “Há uma mudança de comportamento entre os consumidores que deve ser entendida pelas concessionárias. Muitos especialistas já apostam em um cenário que irá colocar as marcas chinesas no centro deste mercado”, afirma.
O estudo analisou dados de 2.788 concessionárias de 23 marcas conectadas à plataforma Auto Avaliar. A empresa, presente em sete países, atende 4.200 concessionárias e mais de 38 mil lojas independentes, movimentando anualmente cerca de US$ 1,4 bilhão em vendas de veículos usados.
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