Com o fim do Compass diesel, qual SUV comprar no lugar?
Leitora deseja trocar seu SUV atual e está em busca de um modelo com características semelhantes; veja análise
César Tizo - março 21, 2025
Olá! Tenho um Jeep Compass Longitude 4×4 2.0 Turbo Diesel AT9, ano 2019/2020. Como esse modelo não é mais comercializado, qual seria seu “substituto”? – pergunta enviada por Marinaid
Marinaid, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
De fato, o Jeep Compass se diferenciava no segmento por oferecer a configuração mecânica a diesel, algo único entre seus concorrentes diretos fabricados no Brasil.
No entanto, devido às novas normas de emissões mais rígidas no país, a Jeep precisou descontinuar o catálogo TD350, que chegou a integrar a linha 2025 do SUV. A tendência é que motores a diesel se tornem cada vez menos comuns fora do segmento de veículos comerciais, dando lugar à eletrificação.
Jeep Compass diesel foi oferecido até a linha 2025 na versão Limited TD350 (acima)
Substituto
Se você gosta do Jeep Compass, minha sugestão é aguardar a linha 2026 do modelo, que deve trazer novidades interessantes.
Como já antecipamos aqui no Guru dos Carros, há grandes chances de a Jeep lançar uma versão mais acessível com o motor 2.0 turbo a gasolina, que atenderá pela designação Longitude Hurricane. Essa configuração será mais barata que as atuais versões Overland (R$ 272.990) e Blackhawk (R$ 291.990), atualmente as únicas equipadas com o propulsor de alto desempenho.
Para quem já tem a experiência de um Compass diesel, a boa notícia é que as versões com o motor Hurricane 4 são equipadas com tração integral e o câmbio automático de 9 marchas. Esses itens garantem boa performance em terrenos off-road e contribuem para a eficiência do SUV em deslocamentos rodoviários, graças à transmissão com maior número de relações.
Ainda não há uma data oficial para o lançamento do Compass Longitude Hurricane, mas a estreia pode ocorrer ainda neste semestre.
Detalhe do atual Jeep Compass Longitude com motorização 1.3 turbo flex
Alternativas
Caso você queira um SUV robusto, com tração 4×4 e mecânica eletrificada, vale considerar o Tank 300, que estreia no Brasil em abril.
Se o sistema de tração integral não for obrigatório para sua escolha, recomendo também uma visita às concessionárias de GWM e BYD para conhecer os modelos das linhas Haval H6 e Song, respectivamente.
Se optar pelo BYD Song Pro, vale lembrar que o SUV se tornará flex assim que a produção local na Bahia ter início, algo esperado para ocorrer a partir do próximo ano.