GWM Poer: conheça a picape híbrida nos planos para o Brasil
Por aqui, modelo deverá contar com mecânica híbrida e poderá ser montada futuramente em Iracemápolis (SP)
César Tizo - março 29, 2025
A GWM Poer deverá ser um dos destaques da fabricante chinesa para o mercado brasileiro entre o fim deste ano e o começo de 2026, conforme apuramos, logo após a empresa concluir o lançamento do Tank 300 e do Tank 400 no país.
Inserida na categoria de picapes médias, com a tradicional estrutura de carroceria sobre chassi, a GWM Poer terá como trunfo a mecânica híbrida para otimizar seu nível de eficiência e encarar modelos como a Toyota Hilux, Ford Ranger e a conterrânea BYD Shark. Vale salientar que a Poer também está nos planos para ser montada localmente na fábrica da GWM em Iracemápolis (SP).
Exemplar da Poer na fábrica da GWM em Iracemápolis (SP): picape está nos planos para ser montada localmente
Bem aceita em mercados como o da Rússia, a Poer estreou por lá algumas atualizações tanto no design externo como na cabine. Essas evoluções apareceram em 2023 no mercado chinês e é justamente a versão mais atualizada da picape que deverá chegar ao Brasil.
Entre os aprimoramentos, a GWM Poer ganhou um visual mais sóbrio. A grade do radiador foi revista, trocando a finalização cromada brilhante para um tom cinza escuro, o que diminui o brilho excessivo e melhora a durabilidade do componente. Outro ponto que chama a atenção são os novos faróis em LED, que garantem um melhor campo de iluminação.
A picape também ganhou novos arcos de roda mais robustos, embora os acabamentos em plástico mais simples fossem mais indicados para um modelo utilitário, reportam veículos da imprensa russa que já avaliaram a picape. A GWM ainda redimensionou a bitola do modelo, oferecendo mais estabilidade ao dirigir, algo também favorecido pelas rodas aro 18 polegadas.
GWM Cannon Alpha PHEV que será vendida na Austrália pode antecipar a configuração híbrida plug-in da Poer a ser oferecida no Brasil
No interior, a principal atualização é o painel frontal, que agora conta com uma tela multimídia de 12,3 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, além de um carregador sem fio para smartphones. O acabamento segue de acordo com o padrão de qualidade esperado para a categoria, combinando couro legítimo e artificial para os bancos. O conforto é ampliado com assentos dianteiros aquecidos e ventilados, e com mais opções de conectividade para os passageiros.
A GWM Poer foi projetada para ser uma picape robusta, com boa capacidade de carga e habilidades off-road. A capacidade de carga é de 975 kg, com um compartimento de carga de 1520 x 1520 mm protegido por revestimento de poliuretano. Para facilitar o transporte, a caçamba conta com ganchos de ancoragem e uma porta traseira com degrau retrátil, capaz de suportar até 150 kg.
A picape oferece três portas de alimentação de 12 volts para acessórios e pode ser equipada com uma barra de reboque para carregar até 2.500 kg de peso, caso o implemento conte com sistema de freio.
Interior da GWM Cannon vendida na Austrália
O sistema de tração integral da Poer permite uma ótima performance em terrenos difíceis, com a embreagem BorgWarner e a caixa de transferência oferecendo uma distribuição de torque de 50:50 entre os eixos dianteiro e traseiro. A picape possui uma distância ao solo de 232 mm e um ângulo de ataque de 27°, no caso de sua configuração vendida na Rússia.
Por lá, a picape é comercializada em duas versões. A opção básica é equipada com o motor a gasolina GW4С20B, de 2 litros e 218 cv, acoplado a uma transmissão automática ZF de 8 marchas. Já a versão Premium conta com o propulsor diesel GW4D24 de 2.4 litros e 184 cv de potência, acoplado a uma transmissão automática de 9 marchas.
Durante as avaliações da imprensa russa em Moscou, o desempenho da versão a diesel se destacou pela tração eficiente e pela rápida aceleração, apesar da transmissão automática parecer um pouco confusa em algumas trocas de marcha. A versão a gasolina, embora menos potente, mostrou-se igualmente capaz em terrenos difíceis, com boa resposta e suavidade na condução.
Já aqui no Brasil, provavelmente a Poer será importada apenas com mecânica eletrificada. Uma boa aposta será o conjunto híbrido plug-in que também vai figurar no Tank 300. Ele toma como base o motor 2.0 turbo a gasolina com injeção direta trabalhando em conjunto com outro propulsor elétrico para, juntos, alcançarem 394 cv de potência combinada e 76,5 kgfm de torque. Tal como o SUV, a picape deverá oferecer um sistema robusto de tração 4×4 com reduzida.
Caso essas credenciais se confirmem, certamente a GWM Poer trará uma proposta muito interessante ao segmento de picapes médias. Vamos acompanhar de perto!
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok