GWM terá Tank 300 e 400 no Brasil e picape rival da BYD Shark
Aprovação do Mover, novo regime automotivo brasileiro, impulsiona investimentos da empresa no país
César Tizo - junho 15, 2024
Aproveitando o lançamento do Haval H6 PHEV19, o Guru dos Carros teve a oportunidade de conversar com Ricardo Bastos, diretor de assuntos institucionais da GWM Brasil, sobre os próximos passos da empresa no país.
Segundo Bastos, a principal novidade da companhia em um horizonte de curto prazo é a nacionalização do Haval H6, como já antecipado. Durante a entrevista, o executivo sugeriu que a futura versão do SUV médio a ser montada em Iracemápolis (SP) deverá ser uma opção híbrida plug-in, muito provavelmente a recém-lançada configuração PHEV19.
As principais marcas chinesas operando no Brasil disputam a fabricação do primeiro automóvel no país com propulsão híbrida plug-in flex. Além da GWM, a BYD prepara a localização do Song Plus na Bahia e a CAOA Chery deverá anunciar em breve a nacionalização do Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid, a qual será acompanhada de alguns aprimoramentos no visual.
Durante a coletiva de imprensa para a apresentação do Haval H6 PHEV19, a GWM esclareceu que a produção das primeiras unidades do SUV no interior paulista terá início no fim deste ano para a validação dos processos, com o lançamento efetivo do Haval H6 nacional esperado para os primeiros meses de 2025.
Haval H6 PHEV19: configuração é a mais cotada para a nacionalização
SUVs da marca Tank
Segundo apurado pelo Guru dos Carros, a GWM Brasil prepara a vinda de dois modelos da submarca Tank ao Brasil. Um deles é o Tank 300, que estreou no México em abril deste ano. Com apelo robusto e preparado para o uso off-road, o Tank 300 destaca-se pela propulsão híbrida baseada no motor 2.0 turbo alcançando 341 cv de potência combinada e 64,7 kgfm de torque. O modelo conta ainda com tração 4×4 com reduzida, câmbio automático de 9 marchas e acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos.
Acima detalhe do Tank 300 durante lançamento no México
De acordo com as informações apresentadas no México, o Tank 300 tem 4,76 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,90 m de altura e 2,75 metros de entre-eixos, além de capacidade de imersão em até 70 cm de lâmina d’água.
O segundo modelo previsto para o Brasil é o Tank 400, um produto maior e mais sofisticado, com 4,98 m de comprimento, 1,96 m de largura e 2,85 m de entre-eixos. O Tank 400 possui um sistema híbrido plug-in com bateria de 37,1 kWh, alcançando 407 cv de potência e 76,4 kgfm de torque combinados. Ambos os modelos deverão ser lançados no Brasil ao longo de 2025.
Tank 400
Rival da BYD Shark
Avançando para o fim de 2025, a GWM Brasil deverá trazer ao país sua aguardada picape média híbrida da gama Poer. Para competir com a BYD Shark, a GWM importará a Poer em configuração topo de linha semelhante à lançada no mercado australiano, utilizando como base o motor 2.0 turbo e capaz de oferecer quase 350 cv de potência e torque acima de 60 kgfm.
Inicialmente, a GWM planejava inaugurar a fábrica de Iracemápolis com a produção da picape média, mas mudanças tributárias envolvendo a importação de automóveis eletrificados alteraram o plano. A montagem da Poer no Brasil segue nos planos, com início previsto para 2026. A nacionalização tornará a picape híbrida bicombustível, podendo aceitar gasolina, etanol ou uma mistura de ambos.
Picape média Poer em sua apresentação para o mercado australiano
Haval mais acessível
Não antes de 2026, a GWM planeja a introdução do Haval H4 no Brasil, um SUV posicionado abaixo do Haval H6 em preço e tamanho. O modelo possui mecânica híbrida convencional baseada no motor 1.5 térmico, combinado com um motor elétrico, resultando em 190 cv de potência. No México, onde é conhecido como Haval Jolion, o SUV mede 4,47 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,62 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. No Brasil, o Haval H4 será um concorrente do Jeep Compass e do Toyota Corolla Cross, apostando em uma relação custo-benefício vantajosa.
Haval Jolion: referência para o futuro Haval H4 a ser comercializado no Brasil
Marca Wey
Ricardo Bastos revelou ainda que a GWM mantém nos planos para o Brasil a estreia da marca Wey, divisão premium da companhia e que atua inclusive em mercados desenvolvidos, como é o caso do europeu. Devido à boa receptividade do Haval H6 GT na faixa de mercado acima de R$ 300.000, a GWM Brasil constatou que existe espaço para investir na submarca por aqui.
Por fim, como foi possível constatar, os próximos anos prometem ser intensos para a GWM Brasil, que trabalha em um catálogo local a ser reforçado por excelentes novidades. Vamos acompanhar de perto!