Com reforço na operação argentina, Volkswagen amplia investimentos para R$ 20 bilhões na América do Sul até 2029
Montadora prepara sucessora da Amarok, nova geração de híbridos e total de 17 lançamentos para a região
César Tizo - abril 4, 2025
A Volkswagen anunciou na última quinta-feira (3) um importante reforço em suas operações na Argentina, com um aporte de US$ 580 milhões no país vizinho. Com essa iniciativa, os investimentos da empresa na América do Sul sobem para R$ 20 bilhões até 2029. Desse total, R$ 16 bilhões já estavam previstos para o Brasil até 2028. O novo aporte permitirá à montadora ampliar sua ofensiva de produtos de 16 para 17 lançamentos na região, incluindo a recém-confirmada nova geração da picape média Amarok, que será produzida a partir de 2027 na fábrica de General Pacheco.
Segundo Alexander Seitz, Chairman Executivo da Volkswagen na América do Sul, o volume de investimentos reforça o compromisso com o desenvolvimento da região e com a renovação do portfólio. “A América do Sul é estratégica para os negócios da Volkswagen em todo o mundo. A ampliação dos investimentos reforça a confiança da marca na região e amplia a ofensiva de lançamentos”, afirmou o executivo.
A estratégia da Volkswagen mira na diversificação do portfólio, com novas opções híbridas, modelos flex a combustão e também veículos 100% elétricos. Em 2024, a marca lançou os facelifts para T-Cross, Amarok e Nivus. O próximo modelo da nova fase será o inédito crossover Tera, que começou a ser produzido em abril na fábrica de Taubaté (SP) e será lançado oficialmente ao longo deste semestre. Totalmente desenvolvido no Brasil, o Tera será exportado para mais de 25 países.
Volkswagen Tera
A linha esportiva da marca também será reforçada em 2025, com as introduções do Nivus GTS, o retorno do Golf GTI ao Brasil, além do Jetta GLI atualizado. Ainda dentro do ciclo de investimentos, o Brasil receberá dois veículos inéditos na fábrica Anchieta (SP) e uma nova picape na unidade de São José dos Pinhais (PR). Já a planta de motores de São Carlos (SP) produzirá um novo propulsor para os futuros híbridos da marca.
Outra novidade será a introdução de uma nova plataforma modular desenvolvida com participação da engenharia brasileira. Batizado de projeto MQB Hybrid, o conjunto será voltado para veículos eletrificados, com foco em conectividade, segurança ativa (ADAS), conforto e melhor aproveitamento do espaço interno.
Golf GTI: modelo retornará ao Brasil
Os números recentes da marca confirmam a relevância da América do Sul no cenário global. A região foi a que mais cresceu em volume de vendas em 2024 para a Volkswagen no mundo, com alta de 21,1% em relação ao ano anterior, totalizando 479.400 unidades.
O Brasil concentrou mais de 400 mil emplacamentos no ano, sendo o terceiro maior mercado da marca no planeta, atrás apenas da China e da Alemanha. O Polo, fabricado em território nacional, foi o modelo mais vendido da marca na região, com 161.503 unidades.
Na Argentina, os US$ 580 milhões recém-anunciados vão preparar a estrutura industrial para a nova geração da Amarok. A unidade de General Pacheco, que já produziu mais de 770 mil picapes em 15 anos, continuará fabricando a Amarok V6 até a chegada do novo modelo.
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