Importadores têm melhor início de ano desde a pandemia e reforçam aposta nos eletrificados
Com alta de 28% nas vendas em 2025, entidades ligadas à Abeifa reforçam foco na eletrificação e na educação do consumidor
César Tizo - maio 6, 2025
As dez marcas associadas à Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) fecharam o mês de abril com alta de 4,8% nas vendas em relação a março, totalizando 10.660 unidades licenciadas.
Na comparação com abril de 2024, o avanço foi de 16,4%. No acumulado dos quatro primeiros meses de 2025, foram 38.380 unidades emplacadas, entre importados e veículos produzidos no Brasil, o que representa um crescimento de 27,8% em relação ao mesmo período do ano passado (30.042 unidades).
Um dado que chama atenção no desempenho das associadas à Abeifa é o avanço dos veículos eletrificados (híbridos e elétricos): de janeiro a abril, 35.363 unidades com algum tipo de eletrificação foram emplacadas, respondendo por 50,2% das 70.467 unidades vendidas no total pelas marcas ligadas à entidade.
A participação das associadas da Abeifa no mercado interno também se manteve estável, com 5,4% tanto no mês de abril (sobre um total de 197.073 veículos leves vendidos no Brasil) quanto no acumulado do quadrimestre (714.806 veículos).
Programa educativo
Diante da crescente relevância dos veículos eletrificados no portfólio das marcas, a Abeifa decidiu lançar um programa educativo voltado a esse segmento. A decisão tem como base uma pesquisa conduzida pela empresa DadosX, que apontou um fator recorrente entre consumidores brasileiros: a falta de informações precisas sobre carros eletrificados.
Entre as principais dúvidas dos consumidores estão a durabilidade real das baterias, a desvalorização dos veículos eletrificados no mercado de usados, além da falta de treinamento técnico adequado nas áreas de vendas e pós-vendas das concessionárias.
“O Brasil poderá ter um ritmo diferente no processo de descarbonização por conta dos biocombustíveis, mas os elétricos terão seu espaço. Esse processo é inevitável e precisa ser acelerado. Para isso, é preciso educar o consumidor. Há muita desinformação”, afirma Marcelo Godoy, presidente da Abeifa.
Segundo ele, o novo programa educativo da Abeifa incluirá cursos de capacitação, participações em mostras de tecnologia e eventos do setor, além da produção de videocasts e treinamentos voltados às redes de concessionárias que já operam com veículos híbridos e elétricos.
O objetivo é ampliar o conhecimento técnico e de mercado tanto entre os profissionais quanto entre os clientes, contribuindo para um crescimento mais estruturado do segmento no Brasil.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok