Guia Michelin faz 125 anos: conheça a história do “livrinho vermelho” que virou selo da alta gastronomia
Publicação que começou como apoio a motoristas é hoje referência mundial na valorização de restaurantes
César Tizo - maio 7, 2025
Criado em 1900 na França pelos irmãos André e Edouard Michelin para auxiliar motoristas com mapas, endereços de oficinas e locais para comer e dormir, o Guia Michelin celebra seus 125 anos com presença em mais de 50 destinos ao redor do mundo. De publicação utilitária para viajantes a referência global em gastronomia, o guia se reinventou ao longo do tempo com critérios rigorosos, tecnologia, inclusão e um olhar cada vez mais atento à sustentabilidade.
A grande transformação começou em 1926, com a introdução das estrelas para avaliar restaurantes. Cinco anos depois, surgiram as famosas três estrelas, e em 1936 foram definidos os critérios que regem até hoje a seleção: de uma estrela, para bons restaurantes em suas categorias, a três estrelas, para experiências gastronômicas excepcionais. Em 1997, o Guia lançou o Bib Gourmand, distinção que valoriza a melhor relação entre qualidade e preço.
Nos últimos anos, a publicação francesa investiu fortemente em conectividade. Com mais de 30 milhões de exemplares impressos vendidos ao longo da história, o Guia passou a oferecer sua seleção de forma digital, acessível por site e aplicativo. A transformação digital permitiu atualizações mais frequentes e acesso mais democrático ao conteúdo.
A diversidade também passou a ocupar papel central na curadoria do Guia. Além de destacar chefs mulheres em destaque mundial, como Carme Ruscalleda e Anne-Sophie Pic, o Michelin vem reconhecendo a relevância da gastronomia de rua e o valor da tradição local, ampliando o escopo para além dos restaurantes refinados.
Outro marco foi a criação da Estrela Verde, em 2020, concedida aos restaurantes comprometidos com práticas sustentáveis e responsabilidade ambiental, reconhecendo projetos que aliam excelência culinária com consciência ecológica.
No Brasil, o Guia Michelin prepara a cerimônia de lançamento da nova seleção 2025 para os restaurantes do Rio de Janeiro e de São Paulo. O evento será realizado em 12 de maio, no hotel Rosewood São Paulo, e promete reunir chefs premiados e profissionais do setor gastronômico.
“O Guia Michelin continua revelando talentos e promovendo experiências inesquecíveis. Sua missão, em 2025, permanece a mesma de 1900: tornar grandes descobertas acessíveis a todos”, afirma Gwendal Poullennec, diretor internacional do Guia.
Guia Michelin foi criado em 1900 na França pelos irmãos André e Edouard Michelin para auxiliar motoristas com mapas, endereços de oficinas e locais para comer e dormir