Fiat inicia pré-produção do novo 500 Hybrid em reviravolta estratégica para o modelo
Versão híbrida marca aposta da Stellantis para revitalizar a fábrica de Mirafiori e responder à queda global nas vendas de elétricos; produção começa até novembro
César Tizo - maio 12, 2025
A Fiat deu início à montagem das primeiras unidades de pré-produção do novo 500 Hybrid na planta de Mirafiori, em Turim, Itália. O início desta fase marca um passo crucial na industrialização do modelo, cuja produção regular está programada para começar até novembro deste ano. Com isso, a marca avança em sua estratégia de adaptação frente ao desaquecimento nas vendas globais de veículos elétricos.
O novo 500 Hybrid representa um reposicionamento importante dentro da linha do subcompacto. Lançado originalmente como um modelo exclusivamente elétrico em 2020, o Fiat 500e sofre atualmente com a retração da demanda — fenômeno observado tanto na Europa quanto em mercados como o brasileiro, onde a marca ainda comercializa unidades 2022 do modelo ao preço sugerido de R$ 214.990.
Fiat 500 Hybrid: pré-produção tem início na Itália
A versão híbrida, segundo a Fiat, mantém o apelo icônico do 500 e busca oferecer uma opção mais acessível de eletrificação. “O 500 Hybrid prova que relevância social está no centro da missão da marca”, declarou Olivier François, CEO da Fiat e CMO global da Stellantis. A montadora reafirma o vínculo com a Itália, destacando que as duas versões mais representativas da Fiat — o Panda e o 500 — são produzidas em território italiano, respectivamente nas plantas de Pomigliano e Mirafiori.
Fiat 500 Hybrid
O desenvolvimento do 500 Hybrid se insere em um contexto mais amplo de transformação do complexo de Mirafiori, que tem enfrentado baixa utilização nos últimos anos. A Stellantis anunciou um investimento de €100 milhões na planta para torná-la um polo global de inovação e viabilizar o novo ciclo de produção.
Fiat 500 Hybrid: projeto da presente geração do hatch foi adaptado para adicionar o propulsor térmico
A produção da versão híbrida também responde a pressões sindicais locais e a incertezas quanto aos incentivos à mobilidade elétrica na Itália. Em setembro de 2024, a produção do 500e foi suspensa por quatro semanas em razão da queda nas encomendas, reflexo das políticas inconsistentes de estímulo à eletrificação e da mudança no comportamento dos consumidores.
A Fiat não confirma oficialmente, mas apurações da imprensa italiana indicam que a marca planeja produzir até 100 mil unidades adicionais do 500 com motor térmico, adaptando a arquitetura do 500e para receber o mesmo conjunto mecânico semi-híbrido do Panda, baseado no motor 1.0.
Detalhe do interior do 500 Hybrid ainda parcialmente camuflado
A geração anterior do 500, produzida na Polônia, contava com desempenho comercial muito melhor em relação ao 500e, chegando a emplacar 104 mil unidades vendidas em 2023, mas precisou ser descontinuada por conta de novas regras de segurança da União Europeia. Assim, a chegada do 500 Hybrid será essencial para manter a relevância do modelo na linha Fiat e assegurar a continuidade da planta de Mirafiori.
Procurada pelo Guru dos Carros, a Fiat não informou se o futuro 500 Hybrid está nos planos para o Brasil, contudo a proposta do modelo certamente faz sentido para nosso mercado. Vamos acompanhar.
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