Fábrica da BYD na Bahia começa a operar dia 26 de junho
Unidade será aberta às 9h da manhã e marca nova fase industrial da marca no Brasil; empresa também trará modelo com a Super e-Platform ainda em 2025
César Tizo - maio 28, 2025
Durante coletiva realizada nesta quarta-feira (28) para apresentação da gama Song Plus 2026, a BYD confirmou que o início das atividades em sua fábrica de Camaçari (BA) ocorrerá no dia 26 de junho, às 9h da manhã. A planta industrial está sendo finalizada no antigo complexo da Ford e será a primeira da marca chinesa para automóveis no país.
O complexo terá 4,6 milhões de metros quadrados e engloba 26 novas instalações na primeira fase de obras, com um investimento inicial de R$ 5,5 bilhões, 83% a mais do que o previsto inicialmente. A unidade terá capacidade instalada para 150 mil veículos ao ano na primeira fase, podendo chegar a 300 mil veículos em uma segunda etapa.
Até o momento, está confirmado pela BYD que caberá ao Song Pro inaugurar a linha de montagem na Bahia. Com a nacionalização, o SUV híbrido plug-in se tornará flex, podendo aceitar etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção. Segundo a empresa, 100 engenheiros chineses e brasileiros trabalharam no desenvolvimento do motor 1.5 flex, que terá soluções para “melhorar a eficiência do veículo quando abastecido com etanol, reduzindo a diferença de rendimento em relação à gasolina e garantindo um desempenho superior em diversas condições“.
Após o BYD Song Pro, o elétrico Dolphin Mini, atualmente o veículo mais vendido no Brasil com este tipo de propulsão, se tornará o segundo produto da BYD a ser fabricado localmente.
BYD anuncia estreia de fábrica na Bahia em junho
Super e-Platform
Além de anunciar a data para o início das operações da fábrica na Bahia, o vice-presidente sênior da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, revelou que a empresa trará ainda em 2025 um novo modelo ao Brasil baseado em sua Super e-Platform, arquitetura que integra soluções avançadas de motorização elétrica, baterias e conectividade. A empresa não detalhou qual será o modelo.
Revelada em março deste ano na China, a Super e-Platform se destaca por oferecer potência de carregamento de 1 megawatt (1.000 kW), o que torna a recarga de veículos elétricos tão rápida quanto abastecer um carro a combustão.
Em apenas 5 minutos, tempo similar ao necessário para reabastecer um carro a combustão, é possível obter 400 quilômetros de autonomia em um automóvel construído sobre a Super e-Platform.
Para oferecer suporte à essa nova tecnologia, a BYD desenvolveu o primeiro terminal de carregamento ultrarrápido resfriado a líquido, capaz de fornecer até 1.360 kW de potência.
A Super e-Platform foi apresentada na China nos modelos Han L e Tang L (conhecido no Brasil como Tan), um forte indício, portanto, de quais produtos devem inaugurar a tecnologia por aqui. Vamos acompanhar.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok