Marcelo Cavalcante | Híbridos plug-in dominam preferência entre carros eletrificados
Tecnologia lidera o mercado pelo quinto mês seguido e já responde por mais de 34 mil unidades em 2025, com destaque para os modelos da BYD e GWM
César Tizo - junho 7, 2025
Consultor Marcelo Cavalcante de Lima analisa a participação dos veículos eletrificados no mercado brasileiro considerando os resultados até maio. Acompanhe o texto completo:
O segmento de elétricos e híbridos encerrou o mês de maio com 22.285 unidades vendidas, volume 12,33% acima do registrado em abril. Na comparação com o mesmo período de 2024, o crescimento é de 63,71%. Ao desconsiderarmos os modelos da Fiat, que iniciaram suas vendas apenas em novembro do ano passado, o crescimento é de 32%.
No acumulado do ano, já foram comercializadas 92.839 unidades, o que representa um avanço de 43% em relação ao mesmo período de 2024. Excluindo os modelos da Fiat, o crescimento acumulado é de 19%.
Os veículos híbridos plug-in (PHEV) mantiveram a liderança pelo quinto mês consecutivo em 2025 — vale lembrar que essa tecnologia também foi a mais vendida nos dois últimos meses de 2024. Em maio, foram emplacadas 7.460 unidades, totalizando 34.322 no acumulado do ano, volume 94,30% superior ao registrado em 2024. Esse desempenho é parcialmente explicado pela maior oferta de modelos, preços competitivos frente aos a combustão, pacotes de opcionais atrativos e crescente aceitação pelos consumidores.
Os modelos 100% elétricos (EV) fecharam maio com 6.973 unidades vendidas — o melhor resultado mensal desde o início da comercialização dessa tecnologia no país. Em relação a abril, houve crescimento de 48%. No acumulado, já são 24.663 unidades entregues, volume 5% inferior ao do mesmo período de 2024. O avanço nas vendas em maio foi impulsionado, principalmente, pela atuação da BYD, como detalhado mais adiante.
Já os modelos híbridos convencionais (HEV) encerraram o mês com 2.056 unidades vendidas, queda de 3,20% em relação a abril. No acumulado do ano, foram emplacadas 11.569 unidades — retração de 16,89% ante 2024. A baixa oferta de modelos, preços próximos aos dos híbridos plug-in e a queda na produção da Toyota ajudam a explicar esse desempenho. O lançamento do Toyota Yaris Cross HEV, previsto para julho, pode reverter esse cenário. Vale lembrar também que a GAC deve lançar o EMKOO 2.0 ATK GT, equipado com sistema híbrido da Toyota.
Os modelos híbridos leves (MHEV) da Fiat somaram 5.796 unidades em maio, alta de 10,65% em relação ao mês anterior. No acumulado, a marca já soma 22.285 veículos com essa motorização, crescimento expressivo de 204,90%. Como já mencionado em análises anteriores, a Fiat acertou ao iniciar sua eletrificação sem grandes acréscimos no preço final dos produtos e com produção nacional — fator que deve impulsionar a adoção dessa tecnologia por outras marcas no segundo semestre.
Apenas 24% dos veículos eletrificados vendidos no Brasil foram produzidos localmente. Cerca de 70 mil unidades foram importadas. Segundo a Anfavea, o total de veículos importados (eletrificados e a combustão) nos cinco primeiros meses do ano foi de 189.826 unidades. Esse número acende um sinal de alerta, sobretudo em um mercado ainda em recuperação.
A seguir, o ranking geral de vendas por marca entre os eletrificados:
1º: BYD, com 39.555 unidades
2º: Fiat, com 15.636
3º: GWM, com 3.217 entregas
Destacamos também os 10 modelos mais vendidos por tipo de tecnologia em maio:
100% elétrico: BYD Dolphin
Híbrido plug-in: BYD Song
Híbrido convencional (HEV): Toyota Corolla Cross
Híbrido leve (MHEV): Fiat Fastback
Vendas por marcas – 100% elétricos (EV)
O crescimento das vendas de elétricos em maio foi liderado pela BYD, que respondeu por 80% do total no segmento. A marca teve alta de 55,26% em relação a abril, com 5.597 unidades vendidas. No mês, o mercado total de EV cresceu em 2.269 unidades, das quais 1.992 vieram da BYD. No acumulado, a marca já emplacou 18.876 veículos. Apesar do excelente desempenho em maio, ainda registra leve queda de 1,13% no ano. As promoções e boas condições comerciais da marca no mês, bem aproveitadas pela rede de concessionárias, foram fundamentais para esse resultado.
Na segunda colocação aparece a Volvo, com 514 unidades em maio e 2.134 no acumulado, crescimento de 62,65%.
A GWM completa o top 3 com 181 unidades no mês e 1.186 no acumulado, o que representa queda de 61,72% em relação a 2024.
Vendas por marcas – Híbridos Plug-in (PHEV)
A BYD também lidera entre os híbridos plug-in, com 3.806 unidades vendidas em maio, embora esse número represente uma queda de 22% ante abril. No acumulado, são 20.679 unidades, crescimento de 154,64%.
A GWM ficou em segundo lugar, com 2.511 unidades em maio (alta de 32,79%) e 8.841 no acumulado do ano, avanço de 124,33%.
Em terceiro aparece a Volvo, com 276 unidades vendidas em maio (queda de 24,80%) e 1.544 no acumulado (recuo de 6,88%).
Vendas por marcas – Híbridos convencionais (HEV)
A Toyota lidera entre os HEV, com 1.269 unidades vendidas em maio (queda de 17%) e 7.061 no acumulado (recuo de 20%).
A GWM ocupa o segundo lugar com 525 unidades no mês (alta de 111%), mas acumula queda de 25% no ano, com 2.212 unidades.
A Honda fecha o top 3 com 119 unidades vendidas em maio (queda de 30%), porém crescimento de 29% no acumulado, com 1.496 veículos HEV.
Vendas por marcas – Híbridos leves (MHEV)
A Fiat é líder, com 4.299 unidades em maio (crescimento de 9,31%) e 15.632 no acumulado.
A Mercedes-Benz aparece na segunda colocação, com 782 unidades em maio (alta de 13%) e 3.135 no acumulado (crescimento de 47,32%).
A Caoa Chery fecha o trio com 455 unidades no mês (alta de 68%) e 1.769 no acumulado (crescimento de 33%).
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