Nissan Sentra 2027: o que esperar da nova geração do sedã?
Modelo é novamente flagrado no Brasil; apresentação da evolução completa do produto ocorrerá no fim deste ano
César Tizo - julho 6, 2025
A Nissan segue com os testes da nova geração do Sentra no Brasil, modelo que continua sendo peça-chave da marca no segmento de sedãs médios, em especial na América do Norte. Novos flagras do Sentra 2027 rodando camuflado em território nacional indicam que o modelo está em fase avançada de desenvolvimento e segue nos planos da fabricante para nosso país.
A apresentação global do novo Sentra está prevista para o fim de 2025, sendo que sua chegada ao mercado brasileiro pode ocorrer a partir do início do ano que vem.
O Sentra 2027 representará uma reformulação completa do sedã, cuja geração atual, a oitava em sua longa trajetória, está em produção desde 2019. A renovação chega num momento estratégico para a Nissan, que enfrenta dificuldades financeiras globais e precisa reforçar sua competitividade em mercados importantes, os Estados Unidos, onde, aliás, o Sentra segue muito bem aceito e representa cerca de 20% das vendas da marca.
Por conta disso, rumores divulgados pela imprensa norte-americana sinalizam que a Nissan não descarta a possibilidade de deslocar a produção do Sentra do México para os Estados Unidos em resposta às novas barreiras tarifárias impostas pelo governo Trump a veículos fabricados fora do país. De forma oficial, a Nissan não sinalizou qualquer intenção nesse sentido.
É importante salientar que, para o mercado brasileiro, a procedência mexicana do sedã é o que lhe confere preço condizente com sua segmentação de mercado, uma vez que, graças ao acordo comercial entre Brasil e México, o modelo pode desembarcar por aqui isento do imposto de importação. Tal vantagem não ocorreria se o Sentra fosse importado dos EUA, acarretando em um preço maior.
Novo flagra do Nissan Sentra 2027 em testes no Brasil – Imagem: Placa Verde
Perfil mais esportivo
Em março deste ano, quando divulgou seu planejamento de futuros modelos, as imagens-teaser já divulgadas pela marca antecipam um sedã com linhas arrojadas e musculosas. O novo Sentra adota um perfil mais aerodinâmico, com uma caída pronunciada do teto, e vincos marcantes ao redor da carroceria. A dianteira traz faróis afilados e luzes diurnas verticais em LED, enquanto a grade assume formato mais agressivo. Elementos de design foram claramente herdados do novo Nissan Murano.
Na traseira, é esperado que as lanternas horizontais de LED ocupam toda a largura da tampa do porta-malas e remetem ao estilo de modelos como o Honda Accord. O conjunto evidencia a tentativa da marca de dar ao Sentra um ar mais sofisticado e esportivo, equilibrando tradição e modernidade.
Novo flagra do Nissan Sentra 2027 em testes no Brasil – Imagem: Placa Verde
Interior digital
Embora o interior do novo Sentra ainda não tenha sido revelado oficialmente, a expectativa é de um salto de qualidade em acabamento e tecnologia. O painel deve contar com duas telas de 12,3 polegadas para o quadro de instrumentos e a central multimídia, ambas integradas e com sistema operacional baseado na plataforma Google Automotive.
Também são esperados um volante de dois raios com comandos sensíveis ao toque, acabamento mais refinado e melhor aproveitamento do espaço interno. A Nissan quer oferecer uma experiência mais premium, por assim dizer, ao motorista e passageiros do novo Sentra, sem necessariamente encarecer o sedã, algo crucial para manter sua competitividade comercial na categoria.
Teaser da nova geração do Sentra divulgado neste ano pela Nissan
Turbo e híbrido no radar
No conjunto mecânico, o Sentra 2027 poderá manter o conhecido motor 2.0 aspirado associado ao câmbio CVT nas versões de entrada. No entanto, de acordo com apurações da imprensa especializada nos EUA, as configurações mais sofisticadas podem herdar o motor 1.5 turbo de três cilindros com 201 cv usado atualmente no Rogue, SUV que compartilha a plataforma com o sedã.
Há também grande expectativa pela adoção do sistema híbrido e-Power, tecnologia já utilizada pela Nissan em mercados como Japão e Europa. O sistema se diferencia pela concepção híbrida em série, ou seja, usa o motor a combustão apenas como gerador de energia para alimentar a bateria principal do sistema. O propulsor em questão não traciona o automóvel, função que cabe somente ao motor elétrico. Essa arquitetura híbrida promete otimizar a eficiência e reduzir ainda mais o consumo de combustível, um trunfo diante da popularidade crescente dos híbridos.
Aqui no Brasil, o Toyota Corolla tem como diferencial a opção do conjunto propulsor híbrido flex, enquanto a Honda importa o Civic somente com mecânica eletrificada, portanto, caso a introdução do sistema e-Power no novo Sentra se confirme, trata-se de um importante argumento técnico para favorecer o sedã. Vamos acompanhar.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok