SUV médio na compra PcD: Compass ou Corolla Cross, qual é a melhor escolha?
Comparamos preço, itens de série, desempenho e garantia para ajudar na melhor escolha com isenção de IPI
César Tizo - julho 7, 2025
Estou comprando um carro com isenção de IPI para PcD, mas não sei se escolho o Jeep Compass ou o Toyota Corolla Cross. Pode me ajudar? – pergunta enviada por Antônio
Antônio, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
A questão trazida por você é muito interessante, uma vez que nos permite comparar duas opções competitivas para quem busca um SUV de porte médio e vai realizar a compra com isenção de impostos.
Atualmente, após um reajuste recente da marca, o Toyota Corolla Cross XR parte de R$ 138.577,57 na cor sólida Branco Polar, já considerando o valor final para PcD. O Jeep Compass Sport, nas mesmas condições de aquisição, custa por volta de R$ 145 mil.
A escolha entre eles depende de algumas ponderações, envolvendo especialmente características de projeto dos dois SUVs, além da relação custo-benefício.
O Jeep Compass é um modelo mais sofisticado do ponto de vista técnico, ao oferecer, por exemplo, suspensão independente (McPherson) nas quatro rodas — o que favorece o conforto e o comportamento dinâmico. Outro destaque é o motor 1.3 turbo flex, que proporciona acelerações e retomadas mais envolventes, resultado não só da boa potência (até 176 cv), mas especialmente do torque robusto de 27,5 kgfm.
Jeep Compass Sport
Já o Toyota Corolla Cross XR segue um projeto mais convencional, com suspensão traseira por eixo de torção, e traz sob o capô o motor 2.0 Dynamic Force, que abre mão da sobrealimentação, mas combina as injeções direta e indireta para otimizar a eficiência. São até 175 cv e 21,3 kgfm de torque — desempenho suficiente, embora menos vigoroso em relação ao Jeep.
O grande trunfo do Corolla Cross, além do preço final mais competitivo, é o pacote de tecnologia embarcada: mesmo na versão de entrada, ele já oferece o conjunto Toyota Safety Sense, com assistentes de condução como alerta de colisão com frenagem autônoma, farol alto automático, assistente de permanência em faixa, entre outros.
O Compass Sport, por sua vez, não conta com nenhum assistente de condução de série — um ponto em que o modelo da Jeep acaba ficando para trás. O Corolla Cross também leva vantagem em outros itens de segurança, como a presença de 7 airbags (contra 6 do Compass), sensor de estacionamento dianteiro e central multimídia com tela de 10″, enquanto o Jeep oferece uma tela de 8,4″. Por outro lado, o Compass traz rodas aro 18″, enquanto o Corolla Cross XR vem com rodas aro 17″.
Em resumo, trata-se de uma decisão difícil entre o Corolla Cross XR e o Compass Sport. Entretanto, do ponto de vista racional, o Toyota tende a ser a escolha mais sensata.
Além de apresentar um custo-benefício mais favorável — com menor preço final mesmo oferecendo pacote mais completo de tecnologia — o Corolla Cross ainda pode contar com até 10 anos de garantia (contra 5 do Compass), algo que pesa positivamente na hora da revenda. E, considerando que estamos falando de uma versão de entrada, a lista de equipamentos do Corolla Cross XR é bastante completa, reunindo um bom número de recursos por menos de R$ 140 mil na compra com isenção.
Portanto, ao optar pelo Toyota, creio que você fará uma excelente escolha.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok