Venda direta recua e eletrificados disparam: veja os destaques da primeira quinzena de julho no mercado automotivo
Emplacamentos somam 93,8 mil unidades e indicam estabilidade; BYD Dolphin Mini lidera entre os 100% elétricos e São Paulo retoma liderança regional
César Tizo - julho 16, 2025
A primeira quinzena de julho de 2025 manteve o mercado automotivo brasileiro em ritmo de estabilidade, com 93.868 unidades emplacadas, número que representa queda de 3,4% em relação ao mesmo período de 2024 e de 3,2% frente à quinzena anterior. No acumulado do ano, no entanto, o setor ainda apresenta crescimento: são 1.223.013 unidades vendidas, alta de 4,3% sobre 2024, segundo dados da Bright Consulting.
Varejo reage, mas venda direta sente os efeitos da sazonalidade
O destaque positivo foi o avanço do canal showroom, que somou 54.360 veículos na quinzena, crescendo 18,6% sobre a quinzena anterior. A reação sinaliza uma retomada do varejo tradicional, que vinha em queda nos primeiros meses do ano. Ainda assim, o showroom acumula retração de 2,1% em 2025.
Por outro lado, a venda direta recuou 22,8% frente a junho e 4,2% em comparação a julho de 2024, totalizando 39.508 unidades. A queda é atribuída à sazonalidade típica de julho, com férias escolares e menor atividade logística de grandes compradores. Com isso, a participação da venda direta caiu para 42,1%, enquanto o varejo subiu para 57,9%.
Marcas que ganharam e perderam espaço
Entre as fabricantes, Toyota (+0,8 p.p.), BYD (+0,4 p.p.) e Jeep (+0,3 p.p.) ampliaram participação na quinzena. Já Volkswagen (–2,1 p.p.), Hyundai (–2,0 p.p.) e Honda (–0,7 p.p.) perderam espaço, refletindo ajustes no mix de produção e calendário de lançamentos.
São Paulo volta à liderança
No recorte estadual, São Paulo retomou a liderança nacional em emplacamentos, com 25,4% de participação, superando Minas Gerais (16,6%). Paraná (6,7%) e Santa Catarina (5,5%) completam a lista dos maiores mercados.
Eletrificados seguem em alta com crescimento de 43%
Os veículos eletrificados mantêm forte crescimento, com 9.768 unidades emplacadas, alta de 43,2% frente à mesma quinzena de 2024 e 9,9% superior a junho. A divisão por tipo de propulsão foi:
BEV (100% elétrico): 3.197 unidades (32,7%)
PHEV (híbrido plug-in): 2.747 (28,1%)
MHEV (micro-híbrido): 2.329 (23,8%)
HEV (híbrido convencional): 1.495 (15,3%)
Modelos eletrificados mais vendidos na quinzena:
BEV: BYD Dolphin Mini – 1.075 unidades (33,6%)
PHEV: GWM Haval H6 – 765 (27,9%)
MHEV: Fiat Fastback – 990 (42,5%)
HEV: GWM Haval H6 – 423 (28,3%)
Chinesas ganham espaço
As montadoras chinesas seguem em trajetória ascendente, com a participação conjunta subindo de 7,2% em junho para 8,4% em julho, impulsionadas principalmente pelos resultados de BYD e GWM no segmento de eletrificados.
Expectativa com o IPI Verde
O setor acompanha os desdobramentos do Decreto nº 12.549, que institui o programa Carro Sustentável e o novo IPI Verde. O decreto já está tecnicamente em vigor, e as montadoras poderão se habilitar conforme os critérios forem definidos. O IPI Verde passará a valer a partir de 3 de novembro de 2025, e seus impactos práticos devem ser detalhados pelas entidades do setor ainda nesta semana.
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