Nissan Kicks Play 2025 tem problemas na suspensão traseira?
Histórico de falhas no eixo traseiro levanta dúvidas sobre o Kicks Play 2025; saiba se o SUV ainda enfrenta o problema
César Tizo - agosto 11, 2025
Nissan Kicks Play 2025 tem a mesmas reclamações dos anos anteriores: quebra do eixo traseiro, quebra de suspensão, etc? A Nissan resolveu esses defeitos? – pergunta enviada por Karolina
Karolina, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
O Nissan Kicks de primeira geração, lançado no Brasil em 2016, construiu boa parte de sua reputação pela combinação de bom custo-benefício, mecânica eficiente e consumo relativamente baixo.
No entanto, o SUV também carregou ao longo dos anos um histórico de reclamações relacionadas a trincas e quebras no eixo traseiro, além de falhas pontuais na suspensão. Entre 2018 e 2023, esses casos foram registrados em fóruns, redes sociais e até em ações judiciais, chegando a ser pauta de sites e revistas especializadas no universo automotivo.
A Nissan, em respostas públicas, afirmou que os componentes de suspensão do Kicks passam por testes rigorosos, mas que danos estruturais podem ocorrer em situações de impacto severo, exigindo avaliação técnica individualizada em concessionária. Até o momento, não houve recall amplo no Brasil especificamente voltado à substituição da barra de torção traseira, embora a marca tenha promovido outras campanhas técnicas para o modelo.
Na linha 2025, o Kicks Play, como passou a ser chamado o SUV de primeira geração para coexistir com o produto renovado, mantém a plataforma e a arquitetura mecânica do projeto original, passando apenas por mudanças de equipamentos e atualização de nomenclatura. Isso significa que sua estrutura continua essencialmente a mesma dos anos anteriores — incluindo as características que, no passado, motivaram críticas. Já a nova geração do Kicks, lançada recentemente, utiliza a plataforma CMF e apresenta avanços estruturais que tendem a reduzir o risco de falhas desse tipo, mas é um produto totalmente diferente, sem relação mecânica com o Kicks Play.
Mesmo em 2024 e 2025, relatos de proprietários sobre problemas envolvendo o Kicks de primeira geração ainda circulam, embora em sua maioria sobre defeitos pontuais como falhas de partida, ruídos e desgastes prematuros, e não especificamente sobre o eixo traseiro. Ainda assim, quem optar pelo modelo usado, é indispensável realizar inspeção em elevador com mecânico de confiança para identificar sinais de trincas, soldas ou folgas incomuns.
Em resumo, o Kicks Play 2025 segue sendo uma opção válida para quem aprecia o conjunto mecânico sem turbo ou injeção direta, além da relação custo-benefício favorável do SUV, em especial para os consumidores que realizam a compra com isenção. Caso você queira se distanciar desse histórico de problemas envolvendo o Kicks de primeira geração, mas permanecendo na marca Nissan, uma boa alternativa é considerar a aquisição do SUV reformulado, que conta com plataforma atualizada e sólidos avanços de engenharia.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok