Volkswagen apresenta novo T-Roc e modelo pode inspirar futuro do Nivus no Brasil
SUV de segunda geração traz motorização híbrida e interior renovado, servindo como uma prévia do que a marca prepara para o Nivus
César Tizo - agosto 27, 2025
A Volkswagen apresentou nesta quarta-feira (27) a segunda geração do T-Roc, um de seus SUVs de maior sucesso no mercado europeu. O modelo, desenvolvido do zero, estreia com um visual mais expressivo, interior de alta qualidade e conjuntos mecânicos eletrificados buscando maior eficiência. A novidade está programada para iniciar as vendas na Europa em novembro, com preços a partir de 30.845 euros.
Novo Volkswagen T-Roc
O novo T-Roc chega com um design mais maduro e proporções ampliadas, 12 cm mais longo que a geração anterior, o que se traduz em mais espaço para passageiros e um porta-malas maior (475 litros). A iluminação também foi renovada, com faróis de LED de série e a opção de tecnologia IQ.Light LED Matrix, que se integra à nova assinatura luminosa contínua na dianteira e traseira, incluindo o logo da marca iluminado.
O interior recebeu atenção especial, com materiais de toque macio, painel de instrumentos redesenhado e tela de até 13″ para a central multimídia a depender da versão. A adoção de recursos de modelos de categorias superiores, como o novo seletor de perfil de condução (Driving Experience Control) e o Park Assist Pro, eleva a tecnologia a bordo. O modelo também estreia, como opcional, um head-up display que projeta informações diretamente no para-brisa.
Novo Volkswagen T-Roc
Conexão com o Brasil e o futuro do Nivus
Apesar de ser um lançamento específico para o mercado europeu, a estreia do novo T-Roc tem um significado especial para o mercado brasileiro. Como analisamos aqui no Guru dos Carros, declarações recentes do CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, à revista Autocar indicaram que a evolução do SUV fabricado em Portugal poderia antecipar movimentos estratégicos da marca na América do Sul.
Entre as razões, a Volkswagen confirmou que o novo T-Roc contará com uma opção de conjunto propulsor híbrido pleno em um futuro próximo, tecnologia que até então era inédita na linha global da montadora. A decisão de desenvolver esse sistema foi uma resposta direta ao ritmo mais lento de adoção dos automóveis 100% elétricos em mercados como a América do Sul e os Estados Unidos. Logo, esse conjunto motriz pode ser amplamente utilizado pela marca alemã em seus futuros produtos para essas regiões.
Novo Volkswagen T-Roc
Além disso, uma declaração de Thomas Schäfer na mesma entrevista para a Autocar levantou especulações sobre a possibilidade de o projeto do novo T-Roc ser aproveitado no Brasil. Em certo momento, o CEO da Volkswagen declarou que “o T-Roc é fabricado na América do Sul para a América do Sul”. Embora nenhuma fábrica da empresa fora da Europa produza o novo T-Roc, a semelhança de dimensões entre ele e o Nivus (ambos com cerca de 4,3 m de comprimento) reforça a tese de que o SUV recém-apresentado possa ser a base para a evolução do crossover brasileiro.
Caso essa mudança no portfólio se concretize, com o T-Roc ou muito de sua nova proposta substituindo o Nivus, a marca poderia reorganizar sua linha de SUVs compactos, abrindo espaço para que o T-Cross, quando este for renovado, se posicione como uma alternativa mais sofisticada. Essa estratégia já é vista em outras montadoras, como ocorreu com o novo Nissan Kicks, e se alinha com o avanço esperado em termos de tecnologia e de posicionamento dos SUVs compactos para suas próximas gerações.
Novo Volkswagen T-Roc
Em resumo, o novo T-Roc não é apenas mais um lançamento relevante para a marca alemã na Europa. Ele é um sinal claro da nova estratégia da Volkswagen para o futuro, que envolve a expansão de veículos eletrificados além do segmento 100% elétrico, e uma prévia promissora do que o mercado brasileiro pode esperar para os próximos anos. A conferir.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok