Kia K4: sucessor do Cerato é 5 estrelas em segurança e pode vir ao Brasil
Sedã global produzido no México alcançou cinco estrelas no Latin NCAP e pode marcar retorno da Kia ao segmento no Brasil
César Tizo - setembro 2, 2025
O recém-lançado Kia K4, sucessor do sedã Cerato que já foi comercializado no Brasil, acaba de conquistar a nota máxima de 5 estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP. O resultado, divulgado nesta terça-feira (2) pelo Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, reforça o compromisso da marca em oferecer veículos com altos padrões de proteção.
O modelo, produzido no México e disponível nas carrocerias sedã e hatchback, obteve resultados expressivos em todas as categorias. Na proteção de ocupantes adultos, alcançou uma classificação de 91,87%, enquanto na de ocupantes infantis, chegou a 90,38%. O K4 demonstrou bom desempenho geral, com uma estrutura estável no impacto frontal e proteção completa para a cabeça, pescoço e tórax dos ocupantes.
Kia K4 alcançou nota máxima em segurança pelo Latin NCAP
Equipado de série com seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), o K4 também surpreendeu positivamente nas avaliações de tecnologia. A frenagem autônoma de emergência (AEB), por exemplo, teve uma resposta robusta em todos os cenários de teste, e o sistema de assistência de velocidade (SAS) atendeu a todos os requisitos técnicos.
Apesar da alta pontuação, o Latin NCAP aponta que a instalação de sistemas de retenção infantil com cinto de segurança na posição central traseira pode ser aprimorada. Além disso, a proteção para pedestres, embora seja de boa a adequada, apresentou áreas fracas na região do para-brisa e das colunas A.
Kia K4
O modelo foi submetido aos testes por decisão voluntária da Kia, e a entidade ressaltou o avanço da marca em segurança. Segundo Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP, a Kia demonstra seu “compromisso com a máxima segurança” e espera que a empresa continue “liderando outros fabricantes a seguirem essa mesma linha“.
Para os consumidores, a recomendação é sempre priorizar versões equipadas com tecnologias de assistência ao motorista (ADAS), como a frenagem autônoma de emergência, que se mostraram eficazes nos testes.
Kia K4
Segundo apuração do Guru dos Carros em 2024, a eventual importação do Kia K4 para o Brasil está nos planos, mas depende de uma condição específica. “Para viabilizar a vinda do K4, é necessário que ele atinja pelo menos 60% de nacionalização na fábrica do México. Dessa forma, podemos trazê-lo ao Brasil sem a incidência do imposto de importação”, afirmou à época o presidente da Kia Brasil, José Luiz Gandini.
O novo Kia K4 chama atenção pelo design ousado, com linhas que remetem mais a um cupê 4 portas do que a um sedã tradicional.
Em sua apresentação global, a marca destacou ainda a “qualidade premium” dos materiais de acabamento empregados no modelo e a presença de uma ampla tela panorâmica integrada à central multimídia e ao painel de instrumentos. Se a Kia Brasil alcançar um preço competitivo para o K4, o modelo tem potencial para se tornar um forte rival para Toyota Corolla e cia. Vamos acompanhar.