Brasileiros querem elétricos e híbridos entre R$ 100 mil e R$ 150 mil
Pesquisa da Webmotors mostra que autonomia é o atributo mais valorizado e que híbridos seguem com a preferência do público
César Tizo - setembro 8, 2025
Uma pesquisa inédita da Webmotors aponta que a maioria dos brasileiros interessados em adquirir um veículo elétrico ou híbrido está disposta a pagar entre R$ 100 mil e R$ 150 mil para a compra. O levantamento foi realizado pelo Webmotors Autoinsights, ferramenta de dados e informações sobre o mercado automotivo brasileiro, para traçar o perfil do público interessado em modelos eletrificados.
A pesquisa quantitativa foi conduzida com a base de usuários da plataforma em abril de 2025, coletando mais de 1,3 mil respostas com margem de erro de 4%. Do total de respondentes, 35% indicaram a faixa entre R$ 100 mil e R$ 150 mil como ideal, considerando orçamento e expectativas atuais.
Na sequência das preferências de preço, estão as faixas entre R$ 150 mil e R$ 200 mil (25% dos respondentes); até R$ 100 mil (21%); entre R$ 200 mil e R$ 250 mil (9%); entre R$ 250 mil e R$ 300 mil (5%); e acima de R$ 300 mil (5%).
Dolphin Mini: elétrico mais vendido no Brasil custa R$ 119.990
Híbridos lideram preferência
O segmento de híbridos é o mais mencionado entre quem deseja um eletrificado, com 42% das indicações. Na sequência, estão aqueles que não comprariam nenhum dos dois tipos (24%); os que comprariam tanto modelos híbridos quanto elétricos (18%); ainda não decidiram (11%); e apenas 100% elétricos (5%).
“Os híbridos despontam na preferência dos brasileiros porque oferecem alternativas para os desafios de infraestrutura de carregamento que o Brasil apresenta no momento. Por mais que essa categoria tenda a se consolidar entre os eletrificados, existem oportunidades para os elétricos que atenderem à demanda do consumidor por preço e maior autonomia“, avalia Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.
Autonomia é prioridade
Para 59% dos interessados em adquirir um elétrico ou híbrido, a autonomia superior – maior distância percorrida com uma única carga – é o atributo mais valorizado. Em questionário de múltipla escolha, outros fatores importantes incluem tecnologia avançada (45%), conforto e recursos de interior (36%), facilidade e economia na manutenção (35%).
Completam a lista de prioridades: desempenho e aceleração (29%), sustentabilidade e menor impacto ambiental (26%), design moderno e inovador (23%), conectividade e integração com dispositivos móveis (18%), e outros atributos (4%).
Os dados revelam um mercado brasileiro em formação para veículos eletrificados, com consumidores priorizando praticidade e custo-benefício sobre aspectos puramente ambientais ou tecnológicos.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok