Mercedes-Benz domina premiação de veículos comerciais com menor desvalorização em 2025
Sprinter Chassi e Accelo 1016 vencem nas categorias gerais com índices de -5,1% e +1,5% após três anos de uso
César Tizo - setembro 14, 2025
A Mercedes-Benz consolidou sua liderança no segmento de veículos comerciais ao conquistar os principais títulos da 11ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais 2025 (SMVR-VC), da Agência AutoInforme.
O Mercedes-Benz Sprinter Chassi foi eleito campeão geral na categoria Utilitários de Carga com índice de depreciação de apenas -5,1%, enquanto o Mercedes-Benz Accelo 1016 surpreendeu ao registrar valorização de +1,5% na categoria Caminhões, tornando-se campeão geral do segmento.
A cerimônia de entrega dos troféus às empresas vencedoras de 13 categorias aconteceu na última sexta-feira (12), em São Paulo, premiando os modelos que melhor preservaram o valor de revenda após três anos de uso.
Vitórias
Em 11 edições do SMVR-VC, de 2015 a 2025, a Mercedes-Benz acumulou vitórias impressionantes: 40 categorias conquistadas entre Utilitários e Caminhões, com nove títulos de “Campeão Geral”. O resultado consolida a marca alemã como referência em preservação de valor no segmento comercial brasileiro.
Mercedes-Benz Sprinter Furgão e Sprinter Truck
Vencedores entre os Utilitários
Na categoria Utilitários, além do campeão geral Sprinter Chassi, outros modelos se destacaram:
Mercedes-Benz Sprinter Furgão: -6,6% (furgão de carga)
Fiat Fiorino: -18% (furgoneta de carga)
Renault Master Minibus: -6% (minibus)
Citroën ë-Jumpy: -39,7% (categoria elétrica, incluída este ano)
Mercedes-Benz Atego 2730: -12% (pesado até 400 cv)
Scania R-450: -12,1% (pesado entre 401 e 500 cv)
Scania R-540: -14,3% (pesado acima de 501 cv)
Volkswagen e-Delivery 11: -12,9% (elétrico)
Campeão Geral – Mercedes-Benz Accelo 1016: +1,5%
Histórico das marcas
O levantamento histórico mostra a distribuição das vitórias ao longo das 11 edições:
Mercedes-Benz: 40 categorias (9 títulos gerais)
Volkswagen: 15 categorias (2 títulos gerais)
Scania: 10 vitórias
Fiat: 10 vitórias
Volvo: 9 vitórias
Renault: 7 categorias (3 títulos gerais)
Hyundai: 5 categorias (3 em Utilitários)
Iveco: 5 vitórias
Destaque também para a Kia Brasil, que com o Bongo K2500 conquistou três títulos consecutivos (2021, 2022 e 2023) na categoria “camioneta de carga”.
Kia Bongo
Metodologia e critérios
Para formar o índice de valorização, foram considerados os preços médios dos veículos zero quilômetro praticados em julho de 2022 comparados aos seus correspondentes com três anos de uso em junho de 2025 – prazo médio de substituição para renovação de frotas.
O estudo analisou 75 modelos, sendo 56 caminhões e 19 utilitários, divididos em dois grupos: utilitários de carga (cinco categorias) e caminhões (oito categorias). Este ano, apenas dois modelos obtiveram índices positivos, enquanto 73 apresentaram depreciação.
Novidades em 2025
A edição 2025 incluiu pela primeira vez as categorias de veículos elétricos, tanto para furgonetas quanto para caminhões, refletindo a crescente eletrificação do segmento comercial brasileiro.
Avaliação dos especialistas
Segundo Luiz Cipolli Junior, responsável pelo estudo, “os resultados obtidos pela Mercedes-Benz nos últimos 11 anos demonstraram claramente o reconhecimento do mercado por meio da qualidade do produto em si, mas em especial pelos serviços de pós-venda oferecidos pela montadora alemã.”
Joel Leite, idealizador da certificação, destaca que “a depreciação/valorização depende de vários fatores: tamanho do veículo, marca, rede de revendedores, cuidado com pós-vendas, segmento, origem, volume de vendas e aceitação no mercado. Nossa expectativa é que a certificação sirva de balizador para fabricantes, distribuidores, administradores de frotas, bancos, financeiras e seguradoras.”
Importância do estudo
Embora o estudo de depreciação seja desenvolvido há 24 anos, esta foi a 11ª premiação específica do setor de utilitários e caminhões, com objetivo de estimular montadoras e importadoras a valorizar seus produtos e preservar os investimentos de caminhoneiros autônomos e frotistas – segmento fundamental para a economia brasileira.
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