Strada segue líder, HB20 cresce e eletrificados alcançam recorde na primeira quinzena
Emplacamentos somam 102,7 mil na primeira quinzena de setembro; carros elétricos e híbridos alcançam participação histórica
César Tizo - setembro 17, 2025
O mercado automotivo brasileiro manteve o ritmo positivo na primeira quinzena de setembro, registrando 102.734 emplacamentos e consolidando uma recuperação que vem se sustentando ao longo do ano. Os números representam crescimento de 3% em relação à primeira quinzena de agosto e expansão mais robusta de 7% na comparação com o mesmo período de 2024, segundo análise da Bright Consulting.
O desempenho elevou a média diária de emplacamentos de 9.071 para 9.339 unidades, considerando 11 dias úteis em ambos os períodos comparados. No acumulado de 2025, o mercado soma 1.675.700 emplacamentos, avanço de 3,3% frente aos 1.621.619 registrados no mesmo período do ano anterior.
Venda direta ganha força
A modalidade de venda direta continua ganhando terreno no mercado nacional, alcançando 46,3% de participação na quinzena, ante 44,8% em agosto e 45,8% em setembro de 2024. Em volume absoluto, foram 47.529 unidades vendidas diretamente pelas montadoras, crescimento de 6,4% em relação ao mês anterior.
Já o canal de showroom manteve estabilidade, com 55.205 emplacamentos contra 55.121 em agosto, representando ligeiro avanço de 0,2% no período. Na comparação anual, o varejo tradicional ainda apresenta crescimento de 6%, enquanto a venda direta acelera com alta de 8,2%.
Hyundai e Jeep avançam
O ranking das montadoras registrou movimentações significativas na primeira quinzena de setembro. A Hyundai foi o principal destaque positivo, saltando de 9,4% para 11,5% de participação de mercado, ganho de 2,1 pontos percentuais que a posicionou no quarto lugar geral.
A Jeep também apresentou evolução importante, passando de 3,5% para 4,6% de market share, enquanto a GM consolidou posição com avanço de 0,8 ponto percentual, alcançando 10,1% de participação.
No movimento inverso, a Fiat cedeu liderança relativa ao recuar de 21,5% para 20%, mas mantendo a primeira posição absoluta. A Volkswagen também perdeu terreno, de 18,5% para 17,1%, redução de 1,4 ponto percentual.
O top 5 de montadoras ficou assim configurado: Fiat (20%), Volkswagen (17,1%), GM (11,5%), Hyundai (10,1%) e Toyota (7,4%).
Strada mantém liderança
A picape Fiat Strada sustentou a liderança no ranking de modelos, com 6.465 emplacamentos e 6,3% de participação. O Hyundai HB20 ocupou a segunda posição, com 5.196 unidades (5,1%), seguido pelo Volkswagen Polo, com 4.906 vendas (4,8%).
Entre os 15 modelos mais vendidos, destacam-se também o Fiat Argo em quarto lugar (3.554 unidades), o Toyota Corolla Cross em quinto (3.445 unidades) e o Chevrolet Onix em sexto (3.291 unidades).
Posição
Modelo
Participação
Unidades
1°
Fiat Strada
6,3%
6.465
2°
Hyundai HB20
5,1%
5.196
3°
Volkswagen Polo
4,8%
4.906
4°
Fiat Argo
3,5%
3.554
5°
Toyota Corolla Cross
3,4%
3.445
6°
Chevrolet Onix
3,2%
3.291
7°
Volkswagen Saveiro
3,1%
3.178
8°
Hyundai Creta
2,9%
2.953
9°
Volkswagen T-Cross
2,8%
2.836
10°
Volkswagen Tera
2,7%
2.797
11°
Chevrolet Tracker
2,7%
2.726
12°
Nissan Kicks
2,4%
2.495
13°
Fiat Fastback
2,3%
2.361
14°
Fiat Toro
2,2%
2.268
15°
Chevrolet Onix Plus
2,1%
2.192
Fonte: Bright Consulting
Eletrificados batem recorde histórico
O segmento de veículos eletrificados alcançou novo patamar histórico na primeira quinzena de setembro, somando 11.225 emplacamentos e representando 10,9% do mercado total. O resultado marca crescimento de 2,2% em relação a agosto e impressionantes 96,1% na comparação anual.
No acumulado de 2025, os eletrificados já totalizam 117.456 unidades, superando o volume completo de 2024, que foi de 113.456 emplacamentos.
A distribuição por tecnologia mostra os carros 100% elétricos (BEV) liderando com 3.910 unidades (34,8% do mix eletrificado), seguidos pelos híbridos plug-in (PHEV) com 2.729 unidades (24,7%). Os híbridos convencionais (HEV) e os micro-híbridos (MHEV) ficaram tecnicamente empatados, com 2.277 (20,3%) e 2.269 unidades (20,2%), respectivamente.
Entre os destaques por categoria, o BYD Dolphin Mini dominou os BEVs com 1.447 unidades (37% do segmento), enquanto o BYD Song Plus liderou os PHEVs com 661 emplacamentos (23,9%). No segmento MHEV, o Fiat Fastback registrou 947 unidades (41,7%), e entre os HEV, o Toyota Corolla Cross alcançou 1.100 unidades (48,3%).
Chinesas consolidam presença
As montadoras chinesas mantiveram participação elevada de 9% na primeira quinzena, praticamente estável em relação aos 9,2% de agosto. A sustentação desse patamar reflete principalmente o desempenho das marcas BYD e GWM, que lideram os segmentos de veículos 100% elétricos e híbridos plug-in no país.
Distribuição regional concentrada
A distribuição geográfica das vendas mostra concentração nos estados de maior poder econômico. São Paulo liderou com 24.611 emplacamentos (24% do total), seguido muito de perto por Minas Gerais, com 24.452 unidades (23,8%). Paraná ocupou a terceira posição com 7.310 emplacamentos (7,1%), e Rio Grande do Sul completou o top 4 com 5.401 unidades (5,3%).
O mix por carroceria registrou retração dos hatchbacks, que recuaram para 20,88% de participação, abaixo dos 23,46% de agosto e dos 24,96% registrados em setembro de 2024, indicando mudança no perfil de preferência dos consumidores brasileiros.
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