Mercado automotivo inicia outubro em leve retração, mas eletrificados mantêm ritmo acima de 10%
Fiat amplia liderança entre as marcas, Strada segue isolada na ponta e BYD sustenta avanço dos eletrificados
César Tizo - outubro 16, 2025
O mercado automotivo brasileiro abriu o mês de outubro com desempenho ligeiramente abaixo do registrado no mesmo período de 2024.
Segundo dados da Bright Consulting, a primeira quinzena do mês totalizou 109.687 emplacamentos, alta de 6,7% em relação à quinzena anterior, mas queda de 3,3% frente ao mesmo intervalo do ano passado.
A média diária ficou em 9.972 unidades, abaixo das 10.312 de outubro de 2024. No acumulado do ano, o setor soma 1,92 milhão de veículos licenciados.
No recorte por canais, a venda direta manteve ritmo aquecido, alcançando 48,6% de participação — avanço em relação a setembro (46,3%) e outubro de 2024 (46,8%). Foram 53,3 mil unidades comercializadas nessa modalidade, alta de 12% sobre o mês anterior. O varejo também mostrou fôlego, com 56,4 mil unidades e leve avanço de 2,1%.
Entre as marcas, a Fiat reforçou a liderança e chegou a 21,1% de share, ampliando sua vantagem sobre a Volkswagen, que caiu para 16,4%. A Chevrolet manteve o terceiro posto (11,7%), seguida por Hyundai (9,3%) e Toyota (6,7%).
Honda e GWM figuraram entre as fabricantes que mais cresceram no período, registrando participação de mercado de 3,8% e 1,6%, respectivamente.
Nos modelos, a Fiat Strada segue isolada na liderança, com 7.276 emplacamentos, seguida por Volkswagen Tera (4.857), Fiat Argo (4.593), Hyundai HB20 (4.268) e VW Polo (4.227).
Entre os SUVs, os mais vendidos na primeira quinzena de outubro foram Hyundai Creta (3.773), Nissan Kicks (2.898), Honda HR-V (2.787) e Chevrolet Tracker (2.756).
Hyundai Creta foi o SUV mais vendido na primeira quinzena de outubro
No recorte geográfico, São Paulo e Minas Gerais aparecem praticamente empatados na liderança, com 25,6 mil e 25 mil unidades, respectivamente, seguidos por Paraná (9,9 mil) e Rio Grande do Sul (5,9 mil).
O mix por carroceria segue em transformação. Mesmo com a tributação do programa Carro Sustentável já em vigor, os hatchbacks continuam perdendo espaço, representando 20,8% das vendas — queda de 5,7 pontos percentuais em um ano — em meio à consolidação dos SUVs e utilitários.
Entre os eletrificados, o setor mantém o desempenho em dois dígitos: foram 11.749 unidades na quinzena, o equivalente a 10,7% das vendas totais, com crescimento de 74,5% frente ao mesmo período de 2024. No acumulado de 2025, o volume de eletrificados já chega a 198,3 mil unidades.
A divisão por motorização mostra 33% de participação para os elétricos puros (BEV), 25,6% para híbridos plug-in (PHEV), 21,9% para micro-híbridos (MHEV) e 18,7% para híbridos convencionais (HEV).
O BYD Dolphin Mini liderou entre os BEV (1.372 unidades), seguido pela gama BYDSong entre os PHEV (694). Entre os MHEV, o destaque foi o Fiat Fastback (1.125), enquanto o Toyota Corolla Cross manteve a ponta entre os HEV (945).
As marcas chinesas seguem em ascensão estável, com 9,2% de participação, impulsionadas por BYD e GWM.
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