Tiggo 5x Hybrid é uma boa escolha para quem deseja um SUV híbrido?
Analisamos o Tiggo 5x Hybrid Max Drive e mostramos se ele realmente vale a pena frente a outros SUVs híbridos e convencionais
César Tizo - outubro 24, 2025
Quero comprar um carro híbrido (mas não plug-in). Estava aguardando o lançamento do Toyota Yaris Cross, mas como o modelo foi adiado, não posso esperar mais. Preciso de um carro com certa urgência. O Tiggo 5x Hybrid é uma boa opção? Você recomenda algum outro híbrido com bom custo-benefício? E, se eu deixar de lado a exigência de ser híbrido, entre CAOA Chery Tiggo 5x, Hyundai Creta, Honda WR-V ou Nissan Kicks, qual seria a melhor escolha? Espaço interno não é prioridade — tenho filhos grandes e costumo viajar a trabalho, percorrendo distâncias curtas. Obrigado! – pergunta enviada por Marcelo
Marcelo, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Antes de tudo, é importante fazermos uma distinção técnica sobre o nível de eletrificação dos automóveis.
Um modelo como o futuro Toyota Yaris Cross contará com versões híbridas plenas convencionais, ou seja, equipadas com baterias de maior capacidade e um motor elétrico que, de fato, pode auxiliar na tração do veículo — ainda que em situações específicas, como manobras ou para tirar o carro da inércia.
Já o CAOA Chery Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive traz sob o capô o que se convencionou chamar de propulsão “híbrida-leve” ou “micro-híbrida”, segundo classificação da ABVE. Nesse tipo de sistema, um gerador elétrico (conhecido pela sigla BSG em inglês) substitui o alternador tradicional, mas não é capaz de tracionar o veículo sozinho.
Sua função principal é aproveitar a energia que seria desperdiçada nas frenagens para armazená-la em uma bateria compacta. Em momentos de maior exigência, esse dispositivo elétrico pode acrescentar potência e torque extras ao motor a combustão — no caso do Tiggo 5x, até 10 cv e 4 kgfm.
Por conta disso, não espere do Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive um consumo muito diferente de outros SUVs compactos convencionais.
Para comparação, o SUV da CAOA Chery registra médias oficiais de 11,4 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada com gasolina. Já um Hyundai Creta 1.0 turbo é até mais econômico, com 12 km/l e 12,7 km/l, respectivamente. O mesmo vale para o recém-lançado Honda WR-V, que percorre 12 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada também quando abastecido com gasolina.
Claro que, é justo enfatizar, o Creta e o WR-V oferecem desempenho inferior em relação ao Tiggo 5x avaliado aqui.
A novidade da marca chinesa será lançadajá na próxima semana e deve reunir credenciais muito interessantes. Segundo a própria Omoda, o modelo custará menos de R$ 170 mil e contará com mecânica híbrida plena, mais eficiente que o sistema do Tiggo 5x.
Em uma recente maratona promovida no Brasil, o SUV chegou a percorrer quase 1.000 km com um único tanque, demonstrando excelente eficiência — embora deva aceitar apenas gasolina.
Além disso, o Omoda 5, que tem porte semelhante ao de um Jeep Compass, promete oferecer cabine espaçosa e alto nível de equipamentos, incluindo pacote de assistência à condução de Nível 2.5, sistema de som premium com 8 alto-falantes, além de bancos dianteiros elétricos, aquecidos e ventilados.
Contudo, caso o prazo de entrega do Omoda 5 não atenda suas expectativas, o Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive segue como uma opção válida, apesar de não oferecer o mesmo nível de eficiência esperada de um automóvel híbrido pleno.
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