Hyundai Creta Platinum ou Honda HR-V EXL: qual é a melhor escolha?
Leitor, que já participou do Guru dos Carros, está refinando suas escolhas e ficou em dúvida entre os dois SUVs compactos
César Tizo - outubro 30, 2025
Bom dia, César! Fiz um test-drive no HR-V e acabei gostando bastante. Agora estou em dúvida entre o Honda HR-V EXL e o Hyundai Creta Platinum. Qual dos dois você escolheria? – pergunta enviada por Fábio
Fábio, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Vamos começar com uma análise ampla entre os dois SUVs, que hoje figuram entre os modelos mais procurados do segmento — algo que se reflete em boa liquidez e menor desvalorização a longo prazo.
Começando em ordem alfabética, o Honda HR-V EXL, versão mais equipada com o motor 1.5 aspirado, tem preço tabelado em R$ 170.900. Por esse valor, ele já oferece uma lista de itens de série bem completa, com destaque para o pacote Honda Sensing de assistência à condução, revestimento interno premium, conjunto óptico full-LED, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e ar-condicionado automático digital de duas zonas, entre outros. Nesse assunto, o único ponto a criticar é a central multimídia com tela de apenas 8”.
Passando para o conjunto mecânico, a Honda adota uma proposta claramente voltada à eficiência, e o motor 1.5 flex com injeção direta (126 cv/15,8 kgfm), aliado ao câmbioCVT, entrega médias muito boas de 12,5 km/l na cidadee13,9 km/l na estrada (com gasolina). A ausência de alguma forma de sobrealimentação, no entanto, torna o HR-V EXL menos vigoroso nas acelerações e retomadas, algo que deve ser considerado conforme o seu estilo de condução.
Honda HR-V EXL 2026
Já o Hyundai Creta Platinum, opção mais cara equipada com o motor 1.0 turbo flex de 120 cv e 17,5 kgfm, parte de R$ 182.890. Apesar do preço superior, ele oferece diferenciais relevantes, como o teto solar panorâmico e o serviço de carro conectado Hyundai Bluelink. Também se destacam as telas de 10,25” para o painel digital e a central multimídia, o revestimento interno premium e as rodas de liga leve de 17”, além dos principais assistentes de condução.
Graças ao turbo, o Creta Platinum alcança seu pico de torque em baixas rotações, o que garante boa agilidade no uso urbano. É interessante notar, porém, que o desempenho perde fôlego acima das 4.000 rpm — reflexo da calibração voltada a privilegiar mais força do que potência, resolução coerente com o perfil de uso urbano do SUV. Mesmo assim, o 0 a 100 km/h em 11,6 segundos do Hyundai é satisfatório, enquanto o consumo de 12 km/l na cidadee12,7 km/l na estrada (com gasolina) fica ligeiramente abaixo do HR-V em especial no ciclo rodoviário.
Hyundai Creta Platinum
No interior, tanto o Creta quanto o HR-V reforçam os motivos que os colocam entre os SUVs mais vendidos do Brasil. Ambos são confortáveis, bem construídos e oferecem bom espaço para cinco ocupantes. O destaque do HR-V é a excelente arquitetura do habitáculo, que apesar de contar com o mesmo entre-eixos de2,61 m do Creta, consegue entregar uma sensação de espaço traseiro superior. O sistema de rebatimento da segunda fileira de bancos do Honda também é uma característica importante para quem busca versatilidade. O Creta, por sua vez, leva vantagem no porta-malas, com 422 litros contra 354 litros do HR-V.
Concluindo, Fábio, realmente não é simples escolher entre dois automóveis com tantos méritos. No entanto, se o comportamento do HR-V EXL ao volante lhe agradou durante o test-drive, considero que ele representa a melhor escolha em âmbito geral.
O HR-V EXL se destaca pelo menor consumo de combustível, projeto interno muito bem resolvido e conforto superior para todos os ocupantes. Embora deixe de oferecer alguns itens de estilo presentes no Creta Platinum, como o teto solar panorâmico, ele custa bem menos.
Em resumo, ao optar pelo Honda, você estaciona na garagem um SUV muito competente, eficiente e equilibrado.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok