Hora de trocar o Nissan Kicks: qual SUV comprar até R$ 150 mil para PcD?
Leitor deseja um modelo que seja econômico e, acima de tudo, conte com desvalorização controlada; confira nossa avaliação para ele
César Tizo - novembro 3, 2025
Olá, amigos! Nunca tive tanta dúvida na escolha de um novo veículo. Vendi meu Nissan Kicks Sense 2022, adquirido como PcD, há um mês, e pretendia comprar o novo Kicks, mas o preço desanimou. Hoje são tantas opções de SUVs compactos e médios, em faixas de preço muito próximas, que está difícil decidir.
Como todos os veículos que vou citar têm preços entre R$ 140 mil e R$ 150 mil, considerando a compra com isenção para PcD, peço que sejam avaliados como equivalentes em custo. Os modelos que estou considerando são: Nissan Kicks Sense, Hyundai Creta Limited, Toyota Corolla Cross XR, Toyota Yaris Cross, Jeep Compass Sport, Honda WR-V EXL e Mitsubishi Eclipse Cross Rush.
Minhas principais preocupações são desvalorização e consumo, já que pretendo trocar de carro em três anos. Nesse caso, pode ser que a economia no uso se perca quando comparada com a desvalorização. Meu uso é para um casal e não deve superar 10 mil km por ano, pois estou aposentado.
Considerando todas essas informações, qual veículo você me aconselharia a comprar? Vale a pena adquirir agora ou aguardar o lançamento do Yaris Cross? Desde já, agradeço pela atenção! Abraços – pergunta enviada por Denílson
Denílson, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
De fato, encontramos hoje diversas opções bem qualificadas dentro do universo de modelos elegíveis à compra com isenção, especialmente no intervalo de R$ 140 mil a R$ 150 mil considerando os preços finais para PcD.
Contudo, levando em conta sua necessidade de um automóvel econômico e com menor índice de desvalorização, já podemos descartar alguns modelos da sua lista, como o Jeep Compass. O SUV médio não se destaca pelo consumo e apresenta depreciação mais acentuada em relação a concorrentes diretos.
Uma excelente pedida no momento, e que se alinha muito bem ao que você procura, é o Honda WR-V.
A Honda ainda não revelou as condições comerciais da novidade na modalidade PcD — algo que deverá ocorrer a partir da segunda quinzena deste mês, quando a comercialização regular do WR-V tiver início na rede de concessionárias.
Mas, considerando que o SUV parte de R$ 144.900 ao público em geral na versão EX, é plausível que, após a isenção do IPI e com possíveis bonificações da marca, o modelo passe a oferecer um preço final bastante competitivo na venda direta.
Merece atenção no caso do WR-V EX a sua relação de custo-benefício muito bem equalizada, com ênfase na presença de alguns dos principais assistentes de condução oferecidos como itens de série. Entre eles figuram a frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, farol alto automático, entre outros. Some-se a isso faróis full-LED, chave presencial, ar-condicionado automático digital, multimídia com tela de 10″, sensor de estacionamento e mais.
Honda WR-V
Outro ponto forte do Honda é o porta-malas para 458 litros, excelente para uso familiar, além do bom aproveitamento do espaço interno — algo típico dos projetos da marca japonesa, garantindo conforto pleno para até cinco ocupantes.
No conjunto mecânico, o motor 1.5 flex com injeção direta funciona de maneira eficiente com o câmbio automático CVT. O desempenho não é dos mais vigorosos, mas o modelo compensa com ótimas médias de consumo: 8,2 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada com etanol, ou 12 e 12,8 km/l, respectivamente, com gasolina, conforme dados oficiais.
A garantia de 6 anos para o SUV e a ótima reputação da Honda no mercado reforçam o apelo do WR-V para quem deseja um automóvel racional, acompanhado por uma tendência de desvalorização controlada e liquidez superior. No futuro, isso permitirá a troca do carro com uma diferença menor a ser paga no próximo automóvel 0 km, mecanismo que você deseja preservar.
Honda WR-V
Sobre o Toyota Yaris Cross nacional, como já analisamos, ele deve compartilhar posicionamento e preços semelhantes ao WR-V. Porém, devido à paralisação da fábrica de motores da Toyota no interior de São Paulo, não há previsão concreta para sua estreia — o que pode exigir uma espera prolongada.
Caso o Honda WR-V não lhe agrade, aí sim vale considerar Hyundai Creta Limited ou Toyota Corolla Cross XR — opções sólidas, mas que demandam um gasto financeiro maior.
Portanto, diante do seu perfil de uso, expectativa de revenda e faixa de preço, considero o Honda WR-V hoje a melhor escolha.
Hyundai Creta Limited: com 5 anos de garantia e o diferencial do motor 1.0 turbo, SUV também é uma opção sólida
51voto
Article Rating
Inscrever-se
2 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Denilson Duarte Lana
2 horas atrás
Muito obrigado pela resposta e de forma tão rápida. Você não comentou sobre o Eclipse Cross Rush e o Kicks Sense, mas imagino que tenha logo descartado, tendo em não se enquadrar nas minhas pretensões. Imagino que o Yaris Cross realmente venha brigar diretamente com o WR-V, mas, infelizmente, não tem nem previsão do lançamento. Ajudou muito sua avaliação. Mais uma vez agradeço pela avaliação. Abraços!
Imagina, Denilson, fico feliz em ajudar! Sobre o Eclipse Cross, ele é um excelente SUV médio, contudo, podemos dizer que ele acabou se tornando quase um “carro de nicho” no Brasil, o que pode resultar em uma liquidez mais restrita no futuro.
Já sobre a nova geração do Nissan Kicks na versão Sense, um ponto que exige atenção sobre o SUV é a presença da transmissão de dupla embreagem, que não apresenta nenhuma restrição do ponto de vista técnico, porém ainda sofre com certo preconceito no mercado. Isso pode resultar em uma desvalorização maior e menor facilidade na hora de revender o veículo.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok
Muito obrigado pela resposta e de forma tão rápida. Você não comentou sobre o Eclipse Cross Rush e o Kicks Sense, mas imagino que tenha logo descartado, tendo em não se enquadrar nas minhas pretensões. Imagino que o Yaris Cross realmente venha brigar diretamente com o WR-V, mas, infelizmente, não tem nem previsão do lançamento. Ajudou muito sua avaliação. Mais uma vez agradeço pela avaliação. Abraços!
Imagina, Denilson, fico feliz em ajudar! Sobre o Eclipse Cross, ele é um excelente SUV médio, contudo, podemos dizer que ele acabou se tornando quase um “carro de nicho” no Brasil, o que pode resultar em uma liquidez mais restrita no futuro.
Já sobre a nova geração do Nissan Kicks na versão Sense, um ponto que exige atenção sobre o SUV é a presença da transmissão de dupla embreagem, que não apresenta nenhuma restrição do ponto de vista técnico, porém ainda sofre com certo preconceito no mercado. Isso pode resultar em uma desvalorização maior e menor facilidade na hora de revender o veículo.
Espero ter ajudado!