Jeep Compass Sport com desconto ou um Fiat Fastback?
Leitora está em dúvida entre o SUV médio da Jeep e o SUV compacto da marca italiana e pediu nossa recomendação
César Tizo - novembro 5, 2025
Prezado César, tenho interesse em trocar de carro e estou em dúvida entre Jeep Compass Sport e Fiat Fastback Impetus. Pensando em custo-benefício, qual dos dois você recomenda? Muito obrigada! – pergunta enviada por Márcia
Márcia, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Atualmente, o Jeep Compass Sport tem preço tabelado de R$ 169.990, mas, em campanhas promocionais, o SUV médio pode ser encontrado por cerca de R$ 149.990.
Nessa mesma faixa de preço com desconto do Jeep, é possível considerar o Fiat Fastback Impetus 2026, que hoje gira em torno de R$ 145 mil em ofertas da marca. Em situação regular, o modelo da Fiat é tabelado em R$ 167.990.
Diante desse cenário, entendo que o Jeep Compass Sport é a opção mais equilibrada.
Jeep Compass Sport
Isso ocorre por algumas razões, a começar pelo fato de que o SUV da Jeep conta com um projeto mais refinado do que o Fastback. Exemplo disso é a suspensão independente nas quatro rodas (McPherson), que contribui para melhor comportamento dinâmico, conforto e suavidade ao rodar — pontos importantes em qualquer automóvel.
O Compass também oferece uma cabine mais espaçosa, favorecendo especialmente os passageiros do banco traseiro graças à maior largura e altura da carroceria. Já o Fastback se destaca pelo porta-malas generoso, com 516 litros (padrão VDA), mas o compartimento do Jeep está longe de decepcionar com seus 410 litros no mesmo modo de aferição.
Sob o capô, o Fastback Impetus tem como diferencial a propulsão micro-híbrida baseada no motor 1.0 turbo flex de 130 cv e 20,4 kgfm. Em conjunto com o câmbio CVT, o Fiat acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e percorre 12,6 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina. Embora seja eletrificado, o sistema não proporciona ganhos amplos em termos de redução do consumo.
Fiat Fastback Impetus 2026
O Compass, por sua vez, utiliza o 1.3 turbo flex de 176 cv e 27,5 kgfm, associado ao câmbio automático de seis marchas, garantindo aceleração até 100 km/h na casa de 9 segundos e médias oficiais de 10,1 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada quando abastecido com gasolina.
Migrando para o custo-benefício, por se tratar da versão mais cara com motor 1.0 turbo, o Fastback Impetus oferece mais equipamentos, com destaque para o alerta de colisão com frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa, farol alto automático, rodas aro 18″ e multimídia com tela de 10,1″.
O Compass Sport, configuração de acesso do SUV médio, é equipado com ar-condicionado automático digital, rodas aro 18″, sensores de chuva e estacionamento e faróis em LED, devendo mesmo apenas os assistentes de condução.
No entanto, o projeto mais avançado do Jeep volta a pesar positivamente ao avaliarmos a segurança: são 6 airbags contra 4 do Fastback, reforçando a proteção passiva aos ocupantes.
Portanto, Márcia, salvo se o consumo um pouco mais elevado do Compass lhe parecer um ponto crítico, considero que o SUV médio entrega um conjunto mais sensato.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok