Picape 4×4 que não seja a diesel: conheça opções disponíveis no Brasil
Leitor precisa de uma picape menor do que os modelos de médio porte e não quer abrir mão da tração integral
César Tizo - novembro 10, 2025
Existe alguma picape 4×4 que não seja a diesel? Preciso de um modelo com dimensões menores, pois a garagem não comporta veículos muito grandes – pergunta enviada por Sidney
Sidney, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
De fato, o mercado de picapes 0 km que oferecem tração 4×4 ou integral sem, necessariamente, recorrer à motorização a diesel é bastante restrito. Ainda assim, existem excelentes opções que você pode considerar, contemplando até mesmo um modelo eletrificado.
Estamos falando da Ford Maverick 2025, que pode ser encontrada a partir da versão Lariat Black (R$ 219.900), equipada com o motor 2.0 turbo a gasolina com injeção direta, câmbio automático de 8 marchas e tração integral sob demanda (AWD). Esse sistema distribui o torque entre os eixos dianteiro e traseiro conforme as condições de aderência, realizando ajustes em milissegundos e garantindo maior controle da picape em pisos escorregadios, curvas ou subidas íngremes, como explica a Ford.
Com 253 cv de potência e 38,7 kgfm de torque, a Maverick 2.0 turbo oferece acelerações rápidas e retomadas vigorosas, além de comportamento dinâmico exemplar para o segmento. Parte disso se deve à suspensão traseira multibraço e ao excelente acerto do conjunto promovido pela engenharia da marca.
No conforto e na suavidade ao rodar, pesa a favor da Maverick a estrutura monobloco, que confere à picape um comportamento equivalente ao de um automóvel de passeio. Isso a torna ideal para o uso cotidiano nos grandes centros urbanos, oferecendo respostas bem mais refinadas do que as picapes médias com construção de carroceria sobre chassi, que são voltadas à robustez e capacidade de carga.
Quanto às dimensões, fator essencial na sua decisão, a Ford Maverick mede 5,09 m de comprimento, 1,97 m de largura(ou 2,12 m com retrovisores), 1,73 m de altura e 3,07 m de entre-eixos. Trata-se, portanto, de um veículo com porte inferior ao de modelos como Toyota Hilux e afins, o que pode facilitar bastante a convivência em espaços reduzidos.
Além da configuração de entrada Lariat Black, a gama Maverick conta com a versão Tremor (R$ 239.900), de apelo mais aventureiro, e a recém-introduzida Maverick Hybrid 2025, que custa o mesmo valor da Tremor. Esta última se destaca pela mecânica híbrida plena, capaz de entregar 194 cv combinados e autonomia superior a 800 km, mantendo a tração integral AWD. Segundo os dados oficiais, a Maverick Hybrid oferece ótimas médias de consumo, ficando em 15,4 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada, ambas apenas com gasolina.
Acima a Ford Maverick Hybrid 2025: alta eficiência aliada à tração integral
A principal rival da Ford Maverick no mercado brasileiro é a Ram Rampage, que na linha 2026 oferece como única versão a gasolina o catálogo topo de linha R/T, equipado com o motor 2.0 Hurricane 4. Trata-se de um propulsor que entrega 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, combinado ao câmbio automático de 9 marchas e ao sistema de tração integral sob demanda.
Também muito rápida, a Rampage R/T — atualmente tabelada em R$ 269.690 — acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e alcança velocidade máxima de 220 km/h. Em termos dimensionais, a picape produzida em Goiana (PE) é ligeiramente menor que a Maverick, medindo 5,02 m de comprimento, 2,04 m de largura com retrovisores, 1,71 m de altura e 2,99 m de entre-eixos.
Mais cara que a Maverick Hybrid, a Rampage R/T não oferece nenhuma forma de eletrificação, o que se reflete em maior consumo de combustível, com médias oficiais de 7,7 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada. Seu foco, entretanto, está voltado ao desempenho e esportividade, com entrega de potência superior e dinâmica voltada ao prazer ao dirigir.
Ram Rampage R/T oferece motor 2.0 turbo a gasolina e tração integral
Nova opção em breve
Se houver possibilidade de aguardar alguns meses, vale acompanhar a estreia da futura picape intermediária da BYD, já em testes no Brasil.
O modelo também utilizará estrutura monobloco e terá dimensões próximas às da Maverick e da Rampage, com destaque para o sistema propulsor híbrido que deve figurar entre seus principais diferenciais.
É altamente provável que o projeto conte também com tração integral, atendendo exatamente ao tipo de proposta que você procura.
Considerando o ritmo acelerado de desenvolvimento da marca, a apresentação oficial da nova picape da BYD pode ocorrer em breve, quem sabe até com uma prévia durante o Salão do Automóvel de São Paulo, que ocorrera neste mês.
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