Renault e Geely anunciam R$ 3,8 bilhões para produção de novos modelos no Paraná
Parceria inédita prevê lançamento de cinco novos modelos até 2027, com foco em mobilidade de zero e baixas emissões
César Tizo - novembro 18, 2025
Em cerimônia realizada no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), nesta terça-feira (18), a Renault Geely do Brasil anunciou investimentos de R$ 3,8 bilhões para a produção de veículos com tecnologia de zero e baixas emissões no Brasil.
O evento contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e de executivos das duas montadoras.
O aporte financeiro marca uma nova fase da parceria estratégica entre o Grupo Renault e a Geely Holding Group no mercado brasileiro. Os recursos serão destinados à produção de cinco novos modelos, com lançamentos programados para 2026 e 2027.
Novos modelos e plataformas
Os investimentos contemplam três frentes principais: a nacionalização da plataforma GEA da Geely com tecnologia de zero e baixas emissões, que dará origem a dois modelos no segundo semestre de 2026; a renovação de um produto Renault também prevista para o segundo semestre de 2026; e a produção de uma plataforma com tecnologia de zero emissões que resultará em um novo modelo Renault em 2027.
Altamente versátil, a arquitetura em questão da Geely já é aplicada nos dois modelos que a marca oferece atualmente no mercado brasileiro, no caso o hatch compacto EX2 e o SUV médio-grande EX5.
No portfólio da Renault, é provável que parte do investimento seja aplicado na localização da nova geração do Duster, que já roda em testes no Brasil e pode ser a novidade esperada para 2026.
“Esta não é apenas uma joint venture tradicional – é uma cooperação estratégica focada em um mercado de alto potencial“, destacou Fabrice Cambolive, Chief Growth Officer do Renault Group e CEO da marca Renault. Segundo ele, a combinação do know-how industrial, redes comerciais e plataformas eletrificadas avançadas criará uma linha de produtos moderna e competitiva.
Renault Duster: nova geração do SUV pode ser a novidade prevista para o segundo semestre de 2026
Parceria consolidada
A Renault Geely do Brasil foi constituída em 3 de novembro de 2025, quando a Geely assumiu 26,4% da participação na Renault do Brasil. A parceria entre os dois grupos não é inédita globalmente – eles já atuam juntos na Coreia do Sul e na Horse Powertrain Limited, líder mundial em soluções de motores a combustão interna e híbridos.
Victor Yang, vice-presidente sênior do Geely Holding Group, afirmou que a parceria trará “nova vitalidade à indústria automotiva brasileira” e contribuirá para o desenvolvimento do ecossistema de emissão zero e baixa emissão no país.
Impacto econômico e social
Ariel Montenegro, presidente e diretor-geral da Renault Geely do Brasil, ressaltou o compromisso de longo prazo das empresas com o mercado brasileiro. “Estamos investindo para trazer desenvolvimento econômico e social para o país, com soluções inovadoras de mobilidade e contribuindo para a competitividade da indústria automotiva brasileira“, declarou.
O Complexo Ayrton Senna, que receberá os investimentos, emprega cerca de 5 mil colaboradores e conta com duas fábricas: a Curitiba Veículos de Passeio (CVP) e a Curitiba Veículos Utilitários (CVU), que produzem veículos da marca Renault e, futuramente, da Geely.
Transição para mobilidade sustentável
O anúncio reforça o posicionamento das duas montadoras na transição da indústria automotiva para a mobilidade sustentável. Com os investimentos, a Renault e a Geely pretendem se consolidar como marcas de destaque no mercado brasileiro, oferecendo veículos com os mais altos padrões tecnológicos em zero e baixas emissões.
A Renault já oferece no Brasil veículos 100% elétricos como Kwid E-Tech, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech, além de uma linha completa de veículos a combustão. A Geely Auto Group, fundada em 1997 na China, vendeu mais de 2,17 milhões de unidades em 2024, com crescimento de 32% em relação ao ano anterior.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok