Compra PcD: SUV térmico ainda vale a pena ou já é hora de partir para um híbrido?
Leitora está em dúvida entre dois modelos híbridos plug-in da BYD ou SUVs térmicos convencionais e deseja nossa análise
César Tizo - dezembro 1, 2025
Qual veículo adquirir? Tenho isenção de IPI e ICMS como PcD neste ano — benefícios que podem não se manter em 2026. Estou entre T-Cross, Renegade, BYD King ou BYD Song Pro. Para não perder dinheiro, o que você me aconselha? – pergunta enviada por Dulci
Dulci, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
A questão que você coloca chega em um ótimo momento, especialmente porque nos leva a refletir se — também para o público PcD — já chegou o momento inevitável de considerar a migração para um automóvel com propulsão eletrificada.
Para ilustrar, o BYD King GL, que tem preço público sugerido de R$ 169.990, sai por R$ 132.090 na modalidade PcD — uma redução de R$ 37.900. Já o BYD Song Pro GL é oferecido por R$ 147.990 ao público PcD, cerca de R$ 42 mil abaixo do valor praticado ao consumidor em geral.
É claro que, no caso dos SUVs compactos exclusivamente térmicos citados na sua pergunta, o valor final para PcD é mais acessível — usualmente na faixa de R$ 100 mil a R$ 105 mil nas versões de entrada. Porém, eles ficam bem aquém da dupla híbrida plug-in (PHEV) da BYD em nível de equipamentos, espaço interno e, sobretudo, em eficiência mecânica. Logo, tudo isso deve ser ponderado, assim como eventuais gastos extras com acessórios, caso eles não ofereçam algum item indispensável para você.
Jeep Renegade: modelo tem preço final na faixa de R$ 100 mil para PcD em sua versão de entrada, mas deve em itens de série
Portanto, Dulci, se o orçamento reservado para a compra permite considerar um veículo eletrificado, a escolha por um dos dois híbridos plug-in tende a ser mais vantajosa.
Como você menciona a preocupação com liquidez futura e preservação de valor, o Song Pro surge como a opção mais equilibrada, especialmente por conta da carroceria SUV, cada vez mais desejada no mercado brasileiro. Ele ainda entrega uma cabine ampla, confortável e um ótimo porta-malas.
Caso você opte pelo Song Pro, vale considerar dois pontos importantes:
Instalação de um wallbox ou ponto de recarga na sua residência. Isso permitirá usufruir plenamente de uma das grandes vantagens de um PHEV: rodar na cidade utilizando prioritariamente o modo elétrico, sem acionar o motor a combustão. Não se trata de algo obrigatório, mas, como você terá na garagem um veículo com este tipo de tecnologia, seria vantajoso aproveitá-la ao máximo.
A BYD prepara para o ano que vem o lançamento do Song Pro 2027, que trará facelift externo, melhorias na cabine e, como grande destaque, o motor 1.5 térmico se tornará flex, capaz de operar com etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção.
Eu entendo sua urgência em concretizar a compra ainda em 2025, considerando as mudanças nas regras de isenção para PcD. Ainda assim, acho importante apresentar as perspectivas do modelo para que você tome a melhor decisão com todas as informações à mão.
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