Nissan revela Kait e confirma X-Trail e-Power para o Brasil em 2026
Produzido em Resende (RJ), SUV compacto estreia com foco em espaço, tecnologia e exportação para mais de 20 países
César Tizo - dezembro 2, 2025
A Nissan apresentou mundialmente, na noite desta terça-feira (2), o novo Kait, modelo que passa a ser o SUV mais barato da marca no Brasil. Produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) ao lado da nova geração do Kicks, o lançamento representa uma atualização profunda do Kicks Play e posiciona a marca japonesa de maneira mais competitiva no segmento de utilitários esportivos.
O evento de apresentação, realizado em São Paulo para cerca de 400 convidados, marcou a primeira aparição pública do modelo. Inserido entre os SUVs compactos de acesso, o Kait aposta em “design expressivo, excelente espaço interno, muita tecnologia e um conjunto mecânico com eficiência e reputação comprovadas”, segundo a Nissan.
Nissan Kait: substituto do Kicks Play chega às concessionárias neste mês
Com 4,30 metros de comprimento, 1,76 m de largura e entre-eixos de 2,62 m, o SUV oferece porta-malas de 432 litros — medidas equivalentes às do Kicks Play, que deixa de ser produzido — e se coloca como alternativa para consumidores que buscam versatilidade e bom nível de equipamentos no segmento. De acordo com a fabricante, o modelo chega às concessionárias brasileiras ainda em dezembro e, em seguida, será exportado para diversos mercados da América Latina.
“O projeto do Nissan Kait se vale da expertise mundial da Nissan no desenvolvimento de SUVs para integrar soluções que atendem aos consumidores da América Latina”, explicou Guy Rodríguez, presidente da Nissan América Latina. Ele destacou que o modelo nasce em uma plataforma reconhecida pela robustez, qualidade e facilidade de reparação — atributos valorizados no mercado regional.
O Kait é o segundo lançamento viabilizado pelo investimento de R$ 2,8 bilhões anunciado pela Nissan para o Brasil, que permitiu modernizar e ampliar o parque fabril de Resende com novos equipamentos, robôs e processos de manufatura. A expectativa é que o SUV seja exportado para mais de 20 países, consolidando a unidade fluminense como hub regional da companhia.
Nissan Kait
X-Trail e-Power em 2026
Durante o evento de apresentação do Kait, a Nissan também confirmou o retorno do X-Trail ao Brasil, recolocando a marca no segmento de SUVs de maior porte após um longo hiato. Comercializado no país entre 2005 e 2010, o modelo voltará no fim de 2026 em sua geração mais recente, equipada com a tecnologia de propulsão híbrida em série e-Power.
X-Trail e-Power faz sua primeira aparição no Brasil durante o lançamento do Kait: SUV médio eletrificado chega em 2026
Já oferecido em alguns mercados latino-americanos, o X-Trail e-Power se diferencia de outros híbridos plenos pelo fato de que seu motor térmico atua somente como um gerador, alimentando a bateria principal do sistema. Assim, a tração é realizada exclusivamente por um ou mais motores elétricos.
A tecnologia e-Power permite extrair o melhor nível de eficiência de cada tipo de propulsor, maximizando a economia de combustível e favorecendo as respostas dinâmicas do veículo. Em alguns mercados, o X-Trail e-Power registra autonomia total próxima de 950 km e consumo combinado em torno de 17 km/l, números que ainda serão submetidos à homologação no Brasil.
Nissan X-Trail e-Power
No Chile, por exemplo, o X-Trail e-Power é ofertado com motor 1.5 turbo a gasolina e dois motores elétricos — um em cada eixo —, o que garante tração integral (AWD e-4orce). A potência combinada é de 211 cv, enquanto os motores elétricos dianteiro e traseiro entregam torque máximo individual de 33,6 e 19,8 kgfm, respectivamente. Essa configuração deverá ser a mesma destinada ao mercado brasileiro.
Com 4,64 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,69 m de altura e entre-eixos de 2,70 m, o X-Trail e-Power promete bom espaço interno e tem como diferencial relevante os 7 lugares. Utilizando apenas as duas fileiras principais de assentos, o porta-malas do modelo comporta 485 litros. O SUV traz ainda suspensão independente nas quatro rodas, com layout multibraço no eixo traseiro.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok