Vale migrar de um Compass Sport 2022 para um BYD King?
Leitor estuda trocar seu atual SUV médio da Jeep pelo sedã híbrido plug-in e pediu nossa análise sobre o tema
César Tizo - janeiro 14, 2026
Tenho um Jeep Compass Sport 2022 e penso em trocá-lo por um BYD King. Qual é a sua opinião sincera: vale a pena? – pergunta enviada por Luis
Luis, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Em linhas gerais, a migração do seu atual Jeep Compass Sport 2022 para um BYD King exige a análise de alguns pontos-chave, começando pela tecnologia de propulsão do sedã chinês.
Por se tratar de um híbrido plug-in, o BYD King faz mais sentido quando o proprietário tem acesso a um ponto de recarga residencial, de preferência um wallbox, já pensando na segurança elétrica da instalação.
É claro que o King pode ser utilizado como um híbrido convencional, sem a recarga externa da bateria. Entretanto, faz pouco sentido pagar pela tecnologia plug-in e não usufruir desse diferencial de forma plena, o que acaba reduzindo de forma considerável o apelo da escolha.
No caso do King GS, versão topo de linha, o sedã oferece autonomia elétrica oficial para até 78 km de acordo com o padrão brasileiro. Se essa distância for suficiente para cobrir seus deslocamentos diários, a redução nos custos para rodar com o veículo tende a ser significativo quando comparado a um modelo exclusivamente a combustão, como o Compass.
Outro ponto favorável ao BYD está no consumo em modo híbrido. Segundo dados oficiais, o King registra médias de 16,4 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada com gasolina, números sensivelmente superiores aos obtidos pelo Jeep Compass Sport 2022.
Por outro lado, se você não tem como instalar um wallbox — seja por limitações do condomínio, citando um exemplo, ou por não querer arcar agora com esse investimento — talvez faça mais sentido considerar um híbrido convencional. Nesse caso, entram no radar opções como o Toyota Corolla GLi Hybrid ou mesmo o GWM Haval H6 HEV2.
Partindo para outros aspectos do produto, a eventual migração do Compass Sport 2022 para o BYD King GS também traz um avanço consistente em eficiência. Estamos falando de um conjunto com 235 cv de potência combinada, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em competentes 7,3 segundos, além das já citadas médias de consumo bastante competitivas.
O sedã também leva vantagem no porta-malas, com 450 litros de capacidade, como se espera de um automóvel com a proposta do King. Já o espaço interno, especialmente para quem vai no banco traseiro, não representa um salto tão expressivo em relação ao seu Compass. Vale ainda a ressalva de que o King não conta com suspensão traseira independente, solução presente no Jeep.
Em resumo, Luis, falando de forma direta e transparente, como você solicitou, a troca do seu Jeep Compass Sport 2022 por um BYD King só vale a pena se você utiliza o carro intensamente no dia a dia, roda majoritariamente em ambiente urbano e tem acesso — ou conseguirá instalar — um wallbox em sua vaga de garagem. É isso que permitirá aproveitar de fato todos os benefícios da tecnologia híbrida plug-in.
Caso esse não seja o seu perfil de uso, a recomendação mais racional é permanecer com o Compass ou, se quiser experimentar a eletrificação, optar por um híbrido convencional.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok