Stellantis passa a controlar tradicional empresa brasileira e torna-se a maior distribuidora de autopeças na região
Gigante do setor automotivo avança sobre uma modalidade de negócio que movimentou mais de R$ 96 bilhões na América do Sul em 2022
César Tizo - janeiro 20, 2024
Após alguns rumores no mercado sinalizarem para a negociação, a Stellantis oficializou na última sexta-feira (19) a aquisição da Comercial Automotiva.
A tradicional empresa brasileira é responsável pelas marcas DPaschoal, DPK, KDP, AutoZ, Maxxi Trainning, Kmaxx, Recmaxx, Autocred e Maxxipel, atuando no setor de serviços automotivos desde 1949.
Segundo a Stellantis, a obtenção do controle acionário da Comercial Automotiva tem como objetivo reforçar sua atuação no mercado de pós-venda e serviços multimarcas no Brasil.
De acordo com os termos da negociação, a Stellantis passa a deter 70% da Comercial Automotiva, enquanto Luis Norberto Pascoal, até então presidente da companhia e membro da família fundadora da empresa, manterá os 30% restantes das ações e seguirá como vice-presidente do conselho administrativo.
“O Brasil é um dos mercados automotivos mais promissores do mundo e, por esta razão, a Stellantis estabeleceu um plano de expansão regional a fim de aumentar sua capacidade de atendimento ao consumidor ao longo de sua jornada. Com essa aquisição, será possível atender aos clientes de todas as marcas de veículos em suas necessidades de mobilidade segura, acessível e sustentável”
Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços da Stellantis América do Sul
Atualmente a Comercial Automotiva emprega 3 mil pessoas e encerrou 2023 com faturamento de R$ 2,6 bilhões. A rede da empresa conta com mais de 120 lojas próprias distribuídas por 14 estados.
Vale destacar que a Stellantis já havia adquirido a Norauto na Argentina, empresa que também atua no setor de produtos e serviços automotivos.
Somando as duas movimentações no Brasil e na Argentina, a Stellantis torna-se o maior distribuidor de autopeças na América do Sul. A gigante do setor automotivo, que nasceu da fusão entre a Fiat Chrysler e a PSA, é a responsável atualmente por marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën.
Segundo a Stellantis detalha, o mercado de autopeças movimentou mais de R$ 96 bilhões na América do Sul em 2022.
Só no Brasil, o setor transacionou mais de R$ 61 bilhões no período.
Desse montante, 20% equivalem a peças originais (OEM) e 80% correspondem a peças de fabricantes independentes no mercado de reposição e pós-vendas (IAM).
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