Apesar do complexo industrial da marca japonesa no Brasil estar situado em Resende, no Rio de Janeiro, vale citar que a aliada Renault concentra suas operações brasileiras no Paraná, o que explica parte do desenvolvimento do SUV ocorrer na região Sul.
O projeto do novo Kicks passou por um duro revés em 2023 quando um fornecedor teve parte do ferramental do modelo roubado da unidade produtiva da empresa em Aguascalientes, no México, segundo reportagens da imprensa norte-americana à época.
Por conta desse fato, a apresentação mundial do novo Kicks, que deveria ter ocorrido no fim do ano passado, atrasou alguns meses e deverá ocorrer por volta de junho deste ano, fase em que a produção do SUV renovado é esperada para ter início na América do Norte.
Considerando a relevância do Kicks para a Nissan aqui no Brasil, é provável que a fabricação local da nova geração deverá ocorrer em uma etapa próxima da estreia do modelo nos EUA e México.
O Nissan Kicks deverá evoluir consideravelmente na próxima geração, migrando para uma plataforma mais sofisticada, além de crescer em porte e ganhando até opção de tração integral em alguns mercados.
Além de adotar estilo mais robusto para a carroceria, outra grande evolução esperada para o SUV será a oferta do sistema híbrido e-Power, que, aqui no Brasil, deverá ser lançado podendo operar com etanol ou gasolina.
Buscando realçar a eficiência do conjunto, a sistema e-Power consiste de um híbrido em série, ou seja, o propulsor térmico não atua tracionando as rodas como em um layout em paralelo (presente no Toyota Corolla Hybrid nacional, por exemplo) e tem a função de atuar apenas como um gerador para suprir a bateria principal do sistema. Com isso, apenas o motor elétrico é responsável por movimentar o carro.
A grande vantagem da tecnologia híbrida em série é que o motor térmico pode operar em uma faixa de rotações otimizada para consumir menos combustível, enquanto o torque máximo instantâneo do motor elétrico garante acelerações e retomadas mais rápidas ao veículo.
Em alguns mercados, a Nissan oferece uma evolução do sistema e-Power chamada comercialmente de e-4ORCE. O principal atributo da mecânica mais sofisticada é que um segundo motor elétrico é adicionado ao eixo traseiro para conferir tração integral ao carro. É provável que tal sistema figure como opção para o novo Kicks.
Por fim, vale lembrar que entre o fim deste ano e o começo de 2025 a Toyota deverá iniciar as vendas do Yaris Cross nacional, primeiro SUV compacto a ser produzido pela marca no Brasil e que terá versões com mecânica híbrida flex.
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