Nova geração do Nissan Kicks é revelada; produção no Brasil terá início em 2025
SUV compacto migra para uma nova plataforma, fica mais sofisticado e ganha opção de tração integral
César Tizo - março 22, 2024
Surpreendendo a todos, a divisão norte-americana da Nissan revelou nesta sexta-feira (22) a nova geração do Kicks.
O SUV compacto passou por uma renovação total, ganhando desde uma nova plataforma até um conjunto motriz mais eficiente.
Sob o capô, Kicks 2025 passa a contar com a terceira geração da família de motores MR20DD, no caso o 2.0 16V também presente no Sentra importado ao Brasil. Assim como no sedã, o propulsor trabalha associado ao câmbio automático CVT.
Em sua calibração para o Kicks, o motor 2.0 16V oferece 142 cv (141 hp) e 19,3 kgfm de torque nos EUA.
Até o momento, a Nissan não divulgou dados de desempenho e consumo do Kicks 2025 na América do Norte. Contudo, é natural esperarmos por nível de performance superior para o novo Kicks por conta do motor de maior deslocamento em relação ao 1.6 16V aplicado no antecessor.
Sobre a transmissão, a Nissan acrescenta que a caixa Xtronic traz comportamento “mais responsivo” no Kicks 2025.
A arquitetura sofisticada que dá vida ao novo Kicks também permitiu ao SUV compacto oferecer pela primeira vez a opção de tração integral. Nessas versões, o Kicks 2025 é beneficiado pela suspensão independente nas quatro rodas com disposição traseira do tipo multibraço. As configurações do SUV com motricidade apenas nas rodas frontais seguem com a suspensão traseira do tipo eixo de torção, arranjo mais simples e de menor impacto no custo final do automóvel.
Ao menos nos EUA, a nova geração do Kicks passa a ter como padrão o freio a disco nas quatro rodas, sendo ventilados no eixo dianteiro e sólidos nas rodas traseiras.
Em termos de dimensões, o Kicks 2025 alcança 4,37 m de comprimento, 1,80 m de largura e 2,66 m de entre-eixos. Trata-se de uma evolução generosa no porte do modelo, uma vez que o SUV atual registra 4,31 m, 1,76 m e 2,62 m, respectivamente.
Partindo para a cabine, o Kicks 2025 conta com aprimoramentos relevantes nos níveis de equipamentos e eletrônica embarcada em relação ao modelo anterior.
O SUV chegará ao mercado norte-americano em três versões, no caso a S, SV e a topo de linha com apelo esportivo SR que você confere nas fotos.
Além do interior totalmente revisto, o Kicks 2025 aposta na junção de duas telas de 12,3″ para o painel de instrumentos e a central multimídia e poderá ser equipado com teto solar panorâmico.
O SUV também foi apresentado com um pacote completo de assistência ao motorista oferecendo até mesmo sistema de condução semiautônoma ProPILOT Assist, que combina o piloto automático adaptativo com o assistente de permanência em faixa para aprimorar a segurança em especial durante o uso rodoviário.
No Brasil
Aqui no Brasil, a Nissan já confirmou a nacionalização da nova geração do Kicks como uma das novidades englobadas em seu pacote de investimentos de R$ 2,8 bilhões. O aporte começou a ser aplicado no país no ano passado e a verba estará totalmente alocada até o fim de 2025.
Em novo comunicado desta sexta-feira, a marca japonesa salienta que o Kicks de segunda geração começará a ser produzido no Brasil a partir de 2025, mesmo ano em que a empresa vai lançar o seu segundo SUV nacional.
“Os detalhes de versões e equipamentos [do novo Kicks] apresentados pela primeira vez nos EUA são exclusivos para o mercado norte-americano. Já as especificações do modelo para outros países serão compartilhadas no momento do seu lançamento em cada mercado“, reforça a Nissan Brasil.
O aumento em porte e o salto em tecnologia observados no novo Kicks sugerem que o modelo atualizado poderá atuar em uma faixa de preço superior dentro da categoria, abrindo espaço para que o Kicks de primeira geração siga posicionado como uma alternativa aos consumidores que priorizam custo/benefício. A lógica já é adotada pela Hyundai, por exemplo, que segue produzindo o Creta Action ao lado da geração mais recente do SUV no Brasil.
Por fim, levando em conta que a Nissan deixou claro que vai nacionalizar um novo motor turbo, a unidade 2.0 16V presente no Kicks 2025 norte-americano obviamente não se credencia à montagem local.
Segundo rumores, existe a forte possibilidade de que o novo Kicks nacional ofereça mecânica híbrida flex baseada no sistema ePower, o que resultaria em uma interessante disputa com o futuro Toyota Yaris Cross nacional.
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