BYD Tan EV 2024 é a opção para quem deseja um SUV elétrico 7 lugares
Modelo traz agora uma robusta bateria de 108,8 kWh, além de evoluções estéticas e técnicas
César Tizo - abril 25, 2024
A BYD praticamente relançou na última quarta-feira (24) o Tan EV no mercado brasileiro, inaugurando, com isso, a linha 2024 do SUV grande 7 lugares com propulsão puramente elétrica.
A novidade desembarca em nosso país com preço sugerido de R$ 536.800, o que posiciona o Tan EV entre modelos premium, atuando em um nicho específico de mercado.
Como principais evoluções em relação ao ano/modelo 2021, último lote até então importado ao Brasil, o novo BYD Tan EV 2024 chega ao país com uma robusta bateria de 108,8 kWh, a qual é suficiente para conferir ao modelo autonomia de 430 km segundo o padrão brasileiro.
Até o ano/modelo 2021 o BYD Tan contava com bateria de 86,4 kWh, o que resultava em alcance para 309 km, portanto uma evolução considerável.
Ainda sobre a bateria, outro recurso que passa a figurar no Tan EV 2024 é a funcionalidadeV2L (Vehicle-to-Load), “que transforma o carro em um ‘power bank’ e permite conectar inúmeros dispositivos elétricos externos como, por exemplo, notebook, TVs e outros equipamentos eletrônicos como fonte de energia“, detalha a BYD.
Mecanicamente o BYD Tan EV segue equipado com dois motores elétricos, um por eixo resultando em tração integral, com potência total combinada de 517 cv.
O torque máximo passou por uma discreta elevação, alcançando a partir da linha 2024 exatos 71,3 kgfm (era de 69,3 kgfm até o ano/modelo 2021).
A BYD informa que o conjunto é capaz de acelerar o Tan EV 2024 de 0 a 100 km/h em rápidos 4,9 segundos. A velocidade máxima é de 190 km/h.
Ao volante
O Guru dos Carros teve a oportunidade de avaliar o novo Tan EV 2024 em um autódromo no interior paulista e o modelo agradou pelo equilíbrio nas respostas, em especial quando se está ao volante de um veículo com 2.630 kg.
Além da tração integral, colabora para a estabilidade direcional do SUV o sistema de suspensão eletrônica semiativa DiSus-C, a qual permite efetuar o ajuste de carga dos amortecedores, alternando entre os modos conforto ou esportivo. A funcionalidade é outro aprimoramento para o Tan EV a partir da linha 2024.
Por conta dos seus 4,97 m de comprimento, 1,95 m de largura e 2,82 m de entre-eixos, o Tan EV é um SUV que exige moderação nas curvas, porém transmite segurança a todo momento e acerto dinâmico em linha com sua proposta.
Como os números de performance sugerem, as acelerações e retomadas são cumpridas de maneira exemplar pelo SUV 7 lugares, uma das benesses do torque máximo instantâneo, particularidade inerente aos veículos elétricos.
Visual
Embalando todo o pacote de avanços para o BYD Tan EV em sua linha 2024, o produto ganhou uma sutil revisão estética, contemplando novos para-choques dianteiro e traseiro e a grade frontal retrabalhada.
O modelo segue equipado com rodas de liga leve aro 22″ acompanhadas pelos freios Brembo com todos os discos ventilados e perfurados além de pinças dianteiras com seis pistões.
Internamente, um avanço bem-vindo é a atualização da central multimídia com tela rotativa de 15,6″, agora trazendo software mais recente e suporte ao Apple CarPlay e Android Auto.
O sistema de som reúne credenciais para agradar os ouvidos mais exigentes e reúne 12 alto-falantes e potência máxima de 775W.
O Tan EV 2024 acrescenta ainda um novo teto solar panorâmico, saídas de ar traseiras individualizadas e operadas por meio de um painel touchscreen, bancos dianteiros com quatro opções de massagem, ventilação e aquecimento, além de melhorias no pacote acústico para isolamento superior da cabine.
Por fim, vale destacar que o SUV dispõe de câmeras 360° e mais de 30 recursos de segurança ativa e 15 sensores entre câmeras e radares.
O modelo será importado ao país nas cores Branco Neve (Snow White), Cinza Montanha (Mountain Grey) e Preto (Silver Sand Black), enquanto o interior poderá ser preto ou marrom, de acordo com a preferência do consumidor.
O Tan EV 2024 tem garantia de cinco anos ou 500.000 quilômetros para o veículo e de 8 anos para as baterias e será entregue ao comprador com carregador wallbox.
Motor elétrico dianteiro (TZ200XSU): 180 kW (244 cv) e 35,6 kgfm Motor elétrico traseiro (TZ200XSE): 200 kW (271 cv) e 35,6 kgfm Potência total combinada: 380 kW (517 cv) Torque total combinado: 700 Nm (71,3 kgfm) Autonomia (PBEV): 430 km Aceleração 0 a 100 km/h: 4,9 segundos Velocidade máxima: 190 km/h Suspensão dianteira: McPherson Suspensão traseira: multibraço Freio dianteiro: discos ventilados Freio traseiro: discos ventilados Rodas liga leve aro 22″ calçadas em pneus 265/40 R22 Comprimento: 4.970 mm Largura: 1.955 mm Altura: 1.745 mm Entre-eixos: 2.820 mm Altura em relação ao solo: 150 mm Peso em ordem de marcha: 2.630 kg Porta-malas: 235 litros (7 lugares)/940 litros (5 lugares)
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok