Motores a gasolina no Brasil sofrem com mistura de etanol?
Leitor deseja adquirir um veículo apenas a gasolina e tem dúvidas sobre a durabilidade do propulsor
César Tizo - maio 17, 2024
Sobre o CAOA Chery Tiggo Pro Max Drive a combustão minha dúvida já que ele é apenas a gasolina só que o combustível brasileiro conta com uma alta porcentagem de etanol isso não irá prejudicar o conjunto com o tempo? – pergunta enviada por Roblêdo
Roblêdo, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Vamos analisar a questão considerando vários aspectos importantes.
Atualmente, a concentração máxima de etanol anidro na gasolina no Brasil é de 27%. Esse percentual é estabelecido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e é a norma vigente para a gasolina comum vendida no país.
Todos os veículos 0 km produzidos no Brasil já saem de fábrica com seus motores adaptados para trabalhar com essa especificação de gasolina. No caso dos motores flex, a concentração de etanol na gasolina não é uma preocupação, pois eles podem operar com o biocombustível puro.
Mesmo os automóveis importados, desde que oficialmente trazidos ao país e submetidos ao processo de “tropicalização”, são ajustados para aceitar a gasolina com as especificações brasileiras.
Portanto, o percentual de etanol anidro na gasolina não representa um desafio para a durabilidade dos motores que utilizam apenas gasolina.
O fundamental para preservar o bom estado do motor é usar combustíveis de qualidade, abastecendo em postos de confiança, além de seguir o cronograma de revisões recomendado pelo fabricante do veículo.
Atualmente, discute-se a possibilidade de ampliar a mistura de etanol anidro na gasolina para 35%. Segundo a Anfavea, isso poderia impactar apenas automóveis mais antigos ou importados, necessitando de avaliações mais aprofundadas, explicou a associação ao Guru dos Carros.
Em resumo, para os modelos da CAOA Chery que utilizam apenas gasolina, bem como para outros veículos na mesma situação, o atual percentual de etanol na gasolina não deve ser uma preocupação para os consumidores, mas sim a qualidade do combustível em si.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok