Fiat Ducato automatizado passa a contar com 8 marchas
Configuração vendida na Europa ganha melhorias e polui 10% menos
César Tizo - maio 24, 2024
A Fiat Professional, divisão de veículos comerciais da marca italiana, apresentou nesta sexta-feira (24) uma evolução importante para o Ducato com câmbio automatizado vendido na Europa.
Trata-se da introdução de uma nova caixa com 8 marchas, a qual, segundo a fabricante, confere uma “notável redução de 10% nas emissões de CO2 em comparação com a versão automática atual [6 marchas], resultado do funcionamento mais equilibrado, eficiente e controlado da nova transmissão“.
A Fiat Professional acrescenta que o câmbio com as duas marchas adicionais oferece “conforto aprimorado agora definido por tempos de mudança de marcha melhorados, qualidade e controle“.
“Todas essas características derivam das novas embreagens, resultando em uma dirigibilidade mais eficiente devido também ao torque otimizado do motor 2.3 turbodiesel, atingindo até 450 Nm (45,8 kgfm), o melhor da categoria para uma van grande com tração dianteira“, completa a marca italiana.
Ainda segundo a Fiat Professional, o atuador hidráulico presente na transmissão foi revisto e confere ao sistema um tempo de resposta mais rápido nos momentos em que o veículo será colocado em movimento. Em paralelo, a atuação do start/stop também foi aprimorada.
Aqui no Brasil, a Fiat comercializa o Ducato em cinco versões, todas movidas pelo motor 2.2 turbodiesel associado ao câmbio manual 6 marchas.
Procurada pelo Guru dos Carros para comentar se a eventual oferta do Ducato automatizado estaria nos planos da empresa para nosso país, a Fiat informou que “acompanha as demandas do mercado e hoje a gama está bem adequada às necessidades dos clientes. Se identificarmos mudanças, temos a possibilidade de ajustar a oferta futuramente“.