Fiat 500 terá versão híbrida após vendas fracas da opção elétrica
Anúncio foi feito pelo CEO da Stellantis durante reunião em Turim com representantes sindicais da região
César Tizo - maio 28, 2024
Em reunião realizada em Turim na última segunda-feira (27), o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, anunciou oficialmente o desenvolvimento de uma versão híbrida do Fiat 500, que será fabricada na planta de Mirafiori.
Esse movimento faz parte da estratégia da empresa de adaptar sua produção às “tendências incertas de eletrificação“, classificou a empresa, garantindo flexibilidade e continuidade nas operações das fábricas italianas até 2030 e além.
Vale lembrar que a marca Fiat segue produzindo a geração anterior do 500 na Polônia, a qual, apesar do projeto datado, registrou 104 mil emplacamentos ao longo do ano passado contra 62 mil unidades do novo 500e com propulsão totalmente elétrica, deixando clara a preferência do público.
500 térmico
O subcompacto apenas a combustão, entretanto, precisará ser descontinuado até julho por conta de novas regras de segurança que entrarão em vigor na Europa.
Lançado em 2020 na Europa, o novo 500 elétrico deveria alcançar cerca de 90 mil unidades produzidas ao ano, segundo projeções da Fiat.
Em 2022, seu melhor ano em termos de volume de produção, o modelo registrou 77.500 unidades saindo da linha de montagem italiana.
Aqui no Brasil, a Fiat ainda comercializa unidades modelo 2022 do 500e na versão Icon, a qual tem preço sugerido de R$ 214.990.
Mais decisões
Além do Fiat 500 híbrido, também foi anunciada a alocação de uma nova versão híbrida do Jeep Compass na planta de Melfi.
Essas decisões complementam os recentes anúncios sobre a nova geração de baterias para o Fiat 500e, visando torná-lo ainda mais atraente para os consumidores, e a extensão industrial do Fiat Panda híbrido em Pomigliano.
A produção desses novos modelos híbridos contribuirá positivamente para a carga de trabalho nas plantas de Termoli e Mirafiori, responsáveis pela fabricação de e-DCT e transmissões.
Com o sucesso desse plano, a Stellantis iniciará um processo de renovação geracional da força de trabalho, com a contratação de jovens trabalhadores, principalmente na fábrica de Mirafiori.
Tavares destacou ainda a importância de oferecer carros acessíveis e de alta qualidade para os consumidores italianos, o que implica trabalhar na competitividade da Stellantis em conjunto com seus fornecedores e instituições italianas.
O CEO da Stellantis também lembrou que, para alcançar a ambição compartilhada com o governo italiano de produzir um milhão de veículos na Itália até 2030, será necessário um ambiente de negócios favorável, atualmente impactado pelas incertezas da eletrificação e pela forte concorrência de novos entrantes no mercado.