Na Índia, Citroën Basalt deverá ser revelado em 2 de agosto
Irmão de projeto do C3 e do C3 Aircross, SUV-cupê também será fabricado em Porto Real (RJ); confira detalhes
César Tizo - julho 18, 2024
A Citroën está pronta para revelar o Basalt em sua versão de produção no próximo dia 2 de agosto, ao menos é o que apontam algumas apurações na Índia. A novidade merece nossa total atenção, uma vez que o SUV-cupê integra a mesma família do Citroën C3 e do Citroën C3 Aircross e também será fabricado em Porto Real (RJ).
Consultada pelo Guru dos Carros, a Citroën optou por não comentar as informações divulgadas na Índia envolvendo a previsão de estreia global do Basalt.
Segundo informações de bastidores, o futuro Citroën Basalt brasileiro contará com opções de motores que o diferenciam de seu equivalente indiano. Por aqui, o Basalt poderá ter versões equipadas com motores 1.0 turbo e até mesmo o 1.0 aspirado, proporcionando um leque de catálogos mais acessíveis ao consumidor. Isso contrasta com o modelo indiano, que será lançado com propulsor 1.2 turbo.
Citroën Basalt Vision
Design e equipamentos
Esteticamente, o Citroën Basalt terá uma frente muito próxima à do C3 Aircross, modelo no qual é baseado, mas com acabamentos diferenciados na grade. A característica mais marcante será a linha de teto inclinada, conferindo ao veículo a aparência distinta de um SUV-cupê. O modelo também deve ganhar um novo conjunto de rodas de liga leve e um design traseiro com novas lanternas e um para-choque robusto em dois tons.
Embora o interior do Basalt ainda não tenha sido revelado, espera-se que o layout seja semelhante ao do C3 Aircross. No entanto, a lista de equipamentos do Basalt promete ser superior, incluindo, nos catálogos mais caros, ar-condicionado automático digital, chave presencial e, quem sabe, uma evolução no acabamento da cabine em relação aos irmãos C3 e C3 Aircross.
Conforme reportamos aqui no Guru dos Carros, os indianos estão demandando da Citroën algumas melhorias no design do habitáculo e no conteúdo de itens de série dos compactos da família C-Cubed. O Basalt, inclusive, já deverá ser lançado com até 6 airbags, uma melhora significativa do ponto de vista da segurança passiva, a qual poderá ser estendida aos irmãos do SUV-cupê.
Citroën Basalt Vision
No Brasil
Em maio deste ano, quando foi confirmado o investimento de R$ 3 bilhões da Stellantis em seu complexo fabril no Rio de Janeiro, a empresa divulgou uma imagem na qual um protótipo do Basalt nacional foi exposto, deixando claro que o processo de fabricação do SUV-cupê na planta fluminense já havia iniciado. Em paralelo, na Índia, a validação dos processos de produção do Basalt também começou na mesma época, em junho. Portanto, a chegada efetiva do Basalt ao mercado certamente vai ocorrer até o fim de 2024.
Imagem de maio deste ano já mostra unidade do Citroën Basalt produzida em Porto Real (RJ)
Se a Citroën de fato investir em versões aspiradas do Basalt, isso contribuirá significativamente para atrair um público mais amplo ao SUV-cupê, especialmente aqueles consumidores que buscam entrar no segmento de utilitários esportivos com uma opção economicamente viável.
Vamos acompanhar de perto e, assim que novas informações sobre o Citroën Basalt surgirem, reportaremos aqui no Guru dos Carros. Acompanhe!