Análise: até R$ 14.000 mais barato, Jeep Renegade 2025 se destaca entre SUVs compactos topo de linha
Catálogo Trailhawk foi reposicionado e tem o importante atributo da tração integral como um ponto de destaque; saiba mais
César Tizo - julho 31, 2024
Antes do acirramento da concorrência no segmento de SUVs compactos, especialmente após a estreia de modelos como o Volkswagen T-Cross e o Chevrolet Tracker, o Jeep Renegade viveu alguns anos de glória no mercado brasileiro, chegando a ser o SUV mais vendido no país.
Um dos pontos mais positivos da nova estratégia da Jeep foi a redução de até R$ 14.000 no preço do Renegade Trailhawk, único catálogo do SUV que vai preservar o sistema de tração integral quando a série especial Willys for descontinuada. Agora tabelado em R$ 173.990, o Renegade Trailhawk 2025 inclui uma robusta lista de itens de série, na qual merecem destaque o monitoramento de pontos cegos, assistente de estacionamento, 7 airbags, partida remota pela chave presencial, faróis full-LED, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, entre outros.
Mesmo que você não planeje trafegar por vias não pavimentadas ou praticar trilhas off-road, o sistema de tração integral do Renegade Trailhawk é um recurso valioso, especialmente por reforçar a segurança ativa do veículo, aprimorando o controle direcional do carro. A suspensão elevada e os pneus de uso misto, ambos padrão no Renegade Trailhawk, conferem mais robustez ao SUV. Vale destacar que o Renegade conta com suspensão independente nas quatro rodas, uma característica rara no segmento, além de freio de estacionamento com mecanismo elétrico de atuação e freio a disco nas quatro rodas.
Equipado com motor 1.3 turbo flex de até 185 cv e 27,5 kgfm de torque, o Renegade Trailhawk alcança 100 km/h em competentes 9,7 segundos com etanol, embora sua eficiência seja sacrificada por conta do peso em ordem de marcha (1.590 kg) mais elevado devido ao sistema de tração integral. Com isso, as médias de consumo ficam em razoáveis 9 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada com gasolina.
Jeep Renegade Trailhawk 2025
Concorrentes
Comparando o Jeep Renegade Trailhawk com seus concorrentes mais vendidos nas versões topo de linha, encontramos hoje o Volkswagen T-Cross Highline tabelado em R$ 175.990, o Chevrolet Tracker 1.2 Premier por R$ 177.840 e o Hyundai Creta Ultimate a R$ 187.890. Nenhum desses modelos possui suspensão independente nas quatro rodas e oferecem apenas tração dianteira. O Creta Ultimate se aproxima do Renegade Trailhawk em termos de quantidade de assistentes de condução de série, mas cobra caro por isso. Os modelos da Chevrolet e da Hyundai, por sua vez, têm como trunfo o teto solar panorâmico de série, recurso desejado por alguns consumidores de SUVs compactos.
Tração integral favorece o controle dinâmico do SUV mesmo sobre vias pavimentadas
O Jeep Renegade fica devendo em espaço interno, sobretudo para os ocupantes do banco traseiro, e tem porta-malas menor em relação aos rivais. No entanto, no quesito propulsão, o Renegade segue com os maiores números de potência e torque, superando até mesmo o Creta Ultimate, que possui motor de maior deslocamento, no caso o 2.0 16V flex, porém, como é aspirado, o Hyundai estaciona nos 167 cv e 20,6 kgfm com etanol.
Em resumo, se você prioriza tecnologia, desempenho e itens de série no seu automóvel e está disposto a gastar por volta de R$ 175 mil em um SUV compacto, o Jeep Renegade Trailhawk 2025 se destaca como uma excelente opção após seu reposicionamento de preço. Apesar de não oferecer uma cabine espaçosa, ele possui características distintivas no segmento, entre elas a suspensão independente e a tração integral, e agora passa a contar com custo/benefício mais agressivo. Vamos acompanhar como o mercado responderá à nova estratégia comercial da Jeep para a gama Renegade nos próximos meses.
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