Qual SUV usado até R$ 90 mil é a melhor opção para substituir um Duster 2015?
Leitor deseja um modelo mais econômico em relação ao seu utilitário esportivo atual e que também encare algumas estradas de terra
César Tizo - setembro 17, 2024
Olá César, fiquei 6 anos com um Honda City 2011 e não tive nenhuma dor de cabeça. Há pouco mais de 1 ano, comprei uma Duster 2014/15 2.0 automática, porque às vezes pego estrada de terra. Porém, para os percursos curtos do dia a dia, a Duster está sendo muito beberrona e tem demandado mais manutenções. Estou pensando em trocar por um carro mais novo, e estou pesquisando opções na faixa de R$ 80 a 90 mil. Vi a Renault Duster 1.6 2021 (Intense ou Iconic) e o Honda HR-V 2017/2018 (EX ou EXL). Na sua opinião, vale mais a pena uma Duster mais nova ou um HR-V com alguns anos a mais, mas com a confiabilidade Honda? Obrigado! – pergunta enviada por Robert
Robert, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Vamos direto ao ponto e analisar os números de consumo do Renault Duster 1.6 CVT 2021 e do Honda HR-V 1.8 CVT 2018.
De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o Duster 1.6 CVT percorre 10,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com gasolina. Já o HR-V 1.8 CVT alcança 11 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada. Ou seja, o Honda é um pouco mais econômico, um fator importante para você, considerando a sua queixa sobre o consumo elevado do seu carro atual.
Além da economia, o HR-V se destaca pelo espaço interno superior, especialmente para os passageiros do banco traseiro. O sistema de rebatimento dos assentos traseiros do Honda é outro diferencial, oferecendo grande versatilidade para o transporte de objetos de diferentes tamanhos.
Recomendo que você opte por unidades do HR-V a partir de 2018, pois, nesse ano, a Honda fez melhorias no sistema de suspensão, resolvendo reclamações de ruídos que afetavam exemplares anteriores. Com boa procedência e manutenção em dia, o Honda HR-V 1.8 é reconhecido pela sua robustez e longa durabilidade.
Honda HR-V EXL 2019
Agora, se você me permite uma sugestão adicional, vale a pena considerar também o Chevrolet Tracker. Dentro do orçamento de R$ 90 mil, você pode encontrar unidades 2021 na versão de entrada, equipadas com motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas. O Tracker oferece boas médias de consumo, com 11,9 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina. Além disso, seu motor tricilíndrico apresenta um menor custo de manutenção em comparação a alguns concorrentes com injeção direta.
Embora o acabamento interno do Tracker não seja o seu ponto forte, ele oferece uma cabine confortável para cinco ocupantes e porta-malas para 393 litros de bagagens, ficando dentro da média da categoria. O conjunto de suspensão do Tracker é bem adaptado às condições das vias brasileiras, o que pode ser útil para os trajetos em estradas de terra que você mencionou.
Eu tenho um Renault e estou muito contente, mas entre esses 2, tendo grana suficiente, eu iria de HR-V mesmo com manutenção bem mais cara, do resto acredito ser superior em basicamente tudo.
Muito obrigado pela análise!
De nada, Robert! Fico feliz em ajudar!
Eu tenho um Renault e estou muito contente, mas entre esses 2, tendo grana suficiente, eu iria de HR-V mesmo com manutenção bem mais cara, do resto acredito ser superior em basicamente tudo.