Nova geração do Toyota Prius surge de surpresa no Brasil com mecânica híbrida plug-in flex
Gigante japonesa aproveita reunião do G20 para apresentar a nova tecnologia no mercado nacional; saiba mais
César Tizo - outubro 2, 2024
A Toyota preparou uma surpresa e apresentou um exemplar da nova geração do Prius equipada com tecnologia híbrida plug-in flex. O veículo foi apresentado durante a reunião do G20, em Foz do Iguaçu, onde a fabricante destacou o potencial dos biocombustíveis aliados a motores a combustão e eletrificação como uma solução realista para a descarbonização.
A nova geração do Prius mantém o motor elétrico combinado a um propulsor a combustão adaptado para o uso de etanol, tornando-se a primeira versão híbrida flex do modelo no mundo. A escolha pelo mercado brasileiro para o lançamento é estratégica, já que o país tem longa tradição no uso de biocombustíveis e um mercado consolidado para veículos flex.
Toyota Prius com mecânica híbrida plug-in flex apresentado no G20
Além do Prius, a Toyota aproveitou o evento para apresentar uma Hilux movida a biometano. “O biometano é um combustível renovável derivado do biogás, que pode ser produzido a partir de quaisquer matérias orgânicas, incluindo a da cana-de- açúcar. Trata-se, portanto, de um combustível com alto potencial, uma vez que pode ser gerado em biodigestores em áreas rurais ou mesmo em grandes usinas de cana de açúcar“, detalha a fabricante.
A iniciativa visa demonstrar que soluções como o etanol e o biometano podem contribuir para a redução das emissões de carbono, especialmente em regiões onde a eletrificação completa ainda enfrenta desafios de infraestrutura.
Protótipo da Toyota Hilux movida a biometano
“A partir da experiência brasileira com biocombustíveis, podemos contribuir com a transição para uma mobilidade mais sustentável, oferecendo soluções que impactem positivamente o meio ambiente e a sociedade como um todo”, afirmou Rafael Chang, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, durante o evento.
O Prius deixou um legado de 12 anos de história no mercado brasileiro, sendo o primeiro automóvel eletrificado da Toyota no país, contribuindo para popularizar a tecnologia híbrida em nosso mercado. Procurada pelo Guru dos Carros, a Toyota explicou que ainda não é possível cravar a comercialização da nova geração do Prius com mecânica híbrida plug-in flex no Brasil, apesar do interesse que certamente o modelo poderá desencadear.
A fabricante anunciou recentemente um investimento de R$ 11 bilhões para expandir a produção de modelos híbridos flex no Brasil, sendo que uma grande estreia para 2025 é o início das vendas do Toyota Yaris Cross, produto que vai posicionar a marca no disputado segmento de SUVs compactos.