Kia Tasman estreia como a primeira picape média da marca; confira detalhes
Marca sul-coreana entra no segmento de picapes médias primeiramente focando em alguns mercados específicos
César Tizo - outubro 29, 2024
A Kia apresentou oficialmente nesta terça-feira (29) sua primeira picape média, a Tasman, reforçando o portfólio da marca atualmente focado em sedãs e SUVs. Segundo a Kia, a Tasman foi projetada para “redefinir os padrões no segmento de picapes, oferecendo uma combinação de design robusto, tecnologia avançada e conveniência de ponta“.
Conjuntos propulsores
Construída sobre uma uma nova plataforma de carroceria sobre chassi, a Kia Tasman oferece duas opções de motorização dependendo da região onde será comercializada. Na Coreia do Sul, o modelo receberá o motor 2.5 a gasolina, entregando 281 cavalos de potência e 42,9 kgfm de torque, capaz de acelerar a picape de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos. Já na Austrália, a picape vai oferecer sob o capô o motor 2.2 a diesel de 210 cavalos e 44,9 kgfm de torque, atingindo 100 km/h em 10,4 segundos.
Projetada para enfrentar terrenos difíceis, a Tasman conta com sistema de tração 4×4 e foi revelada nas versões X-Line e X-Pro, com modos de condução específicos para diferentes superfícies, como lama, neve e areia. A versão X-Pro ainda conta com bloqueio eletrônico do diferencial traseiro e o modo X-Trek, que “facilita a condução em terrenos acidentados, garantindo maior controle e segurança“, detalha a Kia.
Design
O design externo da Kia Tasman, como fica claro nas imagens, foge do convencional e busca “simplicidade e praticidade“, nas palavras da marca. A frente conta com a assinatura visual “Tiger Face” e evoca a robustez que se espera encontrar em uma picape média. Na traseira, a tampa da caçamba exibe o logotipo da fabricante em alto relevo e incorpora funcionalidades práticas como a alça embutida e uma luz de freio elevada.
Em termos de dimensões, a Kia Tasman tem 5,41 m de comprimento, 1,93 m de largura e até 1,92 m de altura na versão X-Pro, considerando o rack de teto. O entre-eixos da picape é de 3,27 m, e a altura em relação ao solo alcança 252 mm, também na versão X-Pro.
Por dentro, a cabine aposta em um estilo simples e sofisticado. Segundo a Kia detalha, os passageiros da picape vão encontrar um espaço de armazenamento para 33 litros de bagagens sob os bancos traseiros, além de uma tela panorâmica para exibir os dados do painel de instrumentos (12,3″), controle climático (5″) e central multimídia (12,3″), formando um amplo display na parte superior do painel. A Kia também preparou um sistema de som premium para sua inédita picape média.
Capacidades
Segundo a Kia, a Tasman promete se destacar pela versatilidade, com uma caçamba de 1.512 mm de comprimento e uma capacidade de carga de 1.195 kg, número acima do que é observado em rivais diretas, como a Ford Ranger e a Toyota Hilux, ambas capazes de suportar por volta de uma tonelada na caçamba. A capacidade de reboque da Tasman, por sua vez, fica em até 3.500 kg, portanto em linha com o observado em outros veículos do segmento.
A novidade da Kia terá ainda uma versão de chassi-cabine, além de diversos acessórios originais, como rack de teto, barras esportivas e módulos deslizantes para maximizar o espaço e a funcionalidade do compartimento de carga, que tem capacidade volumétrica para 1.173 litros no padrão VDA.
Tecnologias
Entre os recursos específicos para off-road, a Kia Tasman será equipada com o Ground View Monitor, que permite ao motorista visualizar o terreno por meio das câmeras do veículo, facilitando a navegação em áreas desafiadoras. A picape será homologada com capacidade de imersão para até 800 mm de lâmina d’água, “reforçando a capacidade da Tasman em condições adversas“, salienta a Kia. A picape também será equipada com os principais assistentes de condução, incluindo monitoramento de pontos cegos, assistente de permanência em faixa, entre outros.
Perspectivas para o Brasil
Em seu comunicado de apresentação da Tasman, a Kia informou que a picape será lançada inicialmente na Coreia do Sul, no primeiro semestre de 2025, e, posteriormente, chegará aos mercados da Austrália, África e Oriente Médio.
Em abril deste ano, quando as primeiras imagens da Kia Tasman, ainda camuflada, foram divulgadas, o Guru dos Carros entrou em contato com a Kia Brasil para verificar a possibilidade de oferta da picape média também no mercado brasileiro. Na ocasião, a empresa informou que a novidade está “em análise” para o Brasil, sem perspectivas concretas de importação no momento. Vamos acompanhar.
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