Honda City 2025 estreia com leve reforma visual e ganhos em segurança
Hatch e o sedã passam a contar com visual distinto e, dependendo da versão, agregam freio a disco nas quatro rodas e mais itens de série
César Tizo - outubro 31, 2024
A Honda dará início em novembro à comercialização da gama City 2025, trazendo inovações estéticas e um bom reforço no nível de equipamentos de segurança tanto para a carroceria sedã quanto para o City Hatchback. Confira, abaixo, um resumo dos aprimoramentos.
Design distinto
Na linha 2025, o City sedã e o City Hatchback inauguram um novo design que enfatiza a diferenciação visual entre os dois modelos. Segundo a Honda, a ideia é priorizar a “sofisticação e elegância” no caso do City três volumes e a “atitude esportiva” que o City Hatchback busca oferecer. Com isso, o sedã passa a contar com um novo para-choque, grade frontal redesenhada com detalhes cromados mais finos e um para-choque traseiro modificado, conferindo um visual mais largo ao produto. Esse trabalho resultou em um incremento de 25 mm no comprimento total do modelo, reforçando a presença do sedã.
O City Hatchback 2025, por sua vez, recebeu para-choques redesenhados, grade frontal com acabamento Black Piano e o para-choque traseiro ganha moldura inferior em preto, “aumentando a sensação de esportividade“, salienta a Honda. As novas rodas de liga leve também contribuem para o apelo visual, variando entre aro 15” e 16” conforme a versão, com opções de acabamento particulares para cada uma das carrocerias.
Melhora no sistema de freios
Tanto o City quanto o City Hatchback passam a contar com uma melhora significativa no sistema de freios a partir da linha 2025. As versões EX, EXL e Touring ganham o freio de estacionamento elétrico, o que promoveu também a inclusão de freios traseiros a disco nos mesmos catálogos, o que reforça a segurança na condução. A configuração LX, porém, segue com freio traseiro a tambor.
A Honda explica que a adição do freio de estacionamento elétrico acompanhado pela função Brake Hold (mantém o veículo parado até o condutor retomar a aceleração) resultou na necessidade de redesenhar o console central. Essa região da cabine agora inclui um carregador por indução para smartphones que tenham suporte a essa tecnologia. A central multimídia do carro, em paralelo, oferece espelhamento sem fio via Android Auto e Apple CarPlay.
As versões EXL e Touring adicionam ainda o serviço de carro conectado myHonda Connect, que permite controlar diversas funções do veículo via smartphone, como ligar o ar-condicionado remotamente, travar e destravar as portas e monitorar o status do veículo. Ainda sobre a central multimídia, a Honda destaca que o aparelho “evoluiu em termos de qualidade visual, com uma tela LCD aprimorada que exibe imagens mais nítidas, gráficos modernizados e a possibilidade de personalização com três papéis de parede“.
Assistência à condução
Além da evolução para o sistema de freios do modelo, a Honda aprimorou o nível de segurança da gama City 2025 tornando o pacote Honda Sensing de assistência à condução como um item de série a partir da versão EX. O conjunto inclui o controle adaptativo de velocidade de cruzeiro com a função Low Speed Follow (pode parar e retomar o movimento do carro automaticamente), além do alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e a comutação automática do farol alto para o facho baixo.
Todas as versões da gama City 2025, partindo da LX, contam com 6 airbags, Assistente de Partida em Rampa (HSA), Controle de Estabilidade e Tração (VSA) e o monitoramento de pressão dos pneus (TPMS). A Honda equipa a dupla com o sistema LaneWatch nas versões EXL e Touring do City sedã e na versão Touring do City Hatchback. Trata-se de uma câmera posicionada abaixo do retrovisor externo do lado direito que auxilia nas mudanças de faixa.
Propulsão inalterada
Sem novidades no conjunto propulsor, todas as versões da família City 2025 seguem movidas pelo motor 1.5 i-VTEC com injeção direta e sistema VTC, oferecendo até 126 cv de potência e torque máximo de 15,8 kgfm com etanol. O 1.5 aspirado permanece acoplado ao câmbio CVT, que simula trocas de marcha para uma condução esportiva com o sistema Step-shift, e o recurso EDDB (Early Down-shift During Braking), que ajuda no controle do veículo em declives ao aplicar o freio-motor. A produção local da dupla segue em Itirapina, no interior de São Paulo.
Preços e cores
City sedã LX – R$ 117.500 City sedã EX – R$ 126.000 City sedã EXL – R$ 134.200 City sedã Touring – R$ 142.400
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