Novo câmbio automático de 8 marchas pode ser nacionalizado e equipar alguns dos carros mais vendidos do Brasil
Segundo apuração na Índia, fornecedora japonesa deverá produzir no Brasil sua nova transmissão automática com 8 marchas
César Tizo - novembro 21, 2024
Uma informação relevante apurada pelo Autocar India pode representar um avanço significativo para o mercado automotivo brasileiro.
Segundo o site indiano, a operação local do Grupo Volkswagen planeja substituir a atual transmissão automática de 6 marchas (AQ250) por uma nova transmissão desenvolvida pela japonesa Aisin. A futura unidade, com 8 velocidades, será denominada AQ300 dentro do conglomerado alemão.
Além disso, a Aisin pretende produzir a nova caixa automática não apenas na Índia, mas também no Brasil, reporta o site.
A iniciativa visa aumentar o volume de produção global do novo câmbio, beneficiando a Aisin com os ganhos de escala decorrentes do processo. Assim como na Índia, a demanda por caixas automáticas no Brasil está em crescimento, justificando essa decisão.
Vale lembrar que, no mercado brasileiro, não apenas a Volkswagen utiliza a transmissão automática de 6 marchas em produtos de alto volume como o Polo e o T-Cross, mas outras fabricantes presentes no país, entre elas a GM, também optam por este câmbio. Veículos com participação de mercado relevante, entre eles o Chevrolet Onix e o Tracker, disponibilizam a atual caixa 6 marchas em seus portfólios.
A nova transmissão automática de 8 marchas deverá trazer ganhos significativos em termos de eficiência, melhorando o desempenho e reduzindo o consumo de combustível, algo essencial à medida que regras de emissões mais rígidas entram em vigor.
Na Índia, a nova transmissão automática de 8 marchas será introduzida nos modelos da Volkswagen a partir de 2026. Nesse mesmo período, a transmissão também deverá chegar ao Brasil para atender as empresas que têm contrato com a fornecedora japonesa.
O Guru dos Carros está buscando entrar em contato com a Aisin para obter mais detalhes sobre o tema. Assim que houver manifestação da empresa, atualizaremos a notícia.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok