Renault alcança 4 milhões de veículos produzidos no Brasil
Empresa, que conta com fábrica no Paraná, iniciou atividades de manufatura no país há 26 anos com o Megane Scenic
César Tizo - novembro 28, 2024
A Renault celebra nesta semana um feito histórico para a subsidiária local da empresa: a produção de 4 milhões de veículos no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, ao longo de 26 anos de atividades no Brasil. O modelo que simbolizou o marco foi o Renault Kardian, principal lançamento da marca em 2024.
Desde 1998, o Complexo Ayrton Senna, que abriga as fábricas Curitiba Veículos de Passeio (CVP) e Curitiba Veículos Utilitários (CVU), tornou-se referência em produção industrial no setor automotivo. A fabricação de automóveis no local teve início em março de 1999, quando o Renault Megane Scenic começou a sair da linha de montagem paranaense. Ao longo dos anos, as fábricas evoluíram consideravelmente e hoje são dotadas de tecnologias como inteligência artificial, gêmeos digitais, impressão 3D e veículos guiados automaticamente (AGVs), entre outras contempladas pelo conceito da Indústria 4.0.
Essas inovações renderam à marca o reconhecimento do Fórum Econômico Mundial, sendo a única fabricante de automóveis na América Latina a obter essa distinção. “Desde 2020, seguimos como referência global, o que reflete nosso compromisso em fabricar não apenas veículos, mas também os sonhos dos nossos clientes”, afirmou Carlos Carrinho, diretor de Fabricação Veículos da Renault do Brasil.
Sustentabilidade
No Complexo Ayrton Senna, cerca de 40% da área total é composta por Mata Atlântica preservada, e desde 2016, o local opera como um aterro zero, com destinação ambientalmente responsável para todos os resíduos. Além disso, 100% da energia elétrica utilizada é de origem limpa, incluindo geração fotovoltaica própria.
“É motivo de grande satisfação atingir a marca de 4 milhões de veículos. Essa conquista reflete o trabalho contínuo de inovação e sustentabilidade de nossos processos industriais”, destacou Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
Exportação
Além de atender ao mercado interno, a Renault exportou mais de 1 milhão de veículos ao longo de sua operação no Brasil, principalmente para países da América Latina. A celebração da marca de 4 milhões contou com a presença de colaboradores, lideranças e de Thierry Charvet, Chief Industry and Quality Officer do Renault Group, que destacou o papel do Brasil como um pilar estratégico para a marca.
Atualmente, segundo a Renault detalha, são fabricados no Complexo Ayrton Senna os veículos Kwid, Logan, Stepway, Kardian, Duster, Oroch e Master. Entre os principais destinos de exportação desses modelos figuram países como Argentina, Chile, Colômbia, México, Paraguai e Uruguai.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok