“Não dá mais para vender só elétricos”: JAC Motors muda estratégia no Brasil
Com retorno das tarifas de importação e dólar elevado, a marca retorna ao mercado de veículos térmicos no Brasil
César Tizo - dezembro 5, 2024
Após anunciar há cerca de cinco anos que comercializaria apenas veículos elétricos no Brasil, a JAC Motors precisou revisar sua estratégia para o mercado local. “Não dá mais para vender só elétricos no Brasil“, afirmou Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, durante o lançamento da picape média Hunter.
Segundo Habib, o retorno gradual das tarifas de importação para veículos com alguma forma de eletrificação ao patamar de 35%, previsto para 2026, inviabiliza a manutenção das operações da marca exclusivamente com produtos elétricos. Os preços elevados desses veículos por conta do custo das baterias, somados à baixa margem de retorno financeiro, forçaram a empresa a rever os planos de atuação no país.
Diante desse cenário, a JAC Motors Brasil voltou a incluir modelos térmicos em seu portfólio, como a recém-lançada Hunter, equipada com motor 2.0 turbodiesel, tipo de propulsor mais demandado no segmento de picapes médias. A empresa, vale ressaltar, não está abandonando a categoria de veículos com propulsão puramente elétrica.
Dólar elevado também é um desafio
Questionado pelo Guru dos Carros sobre outros lançamentos previstos dentro da nova estratégia para a JAC Motors Brasil, Habib preferiu não detalhar, destacando que a situação cambial do país é mais um complicador. “Com o dólar a R$ 6, fica ainda mais difícil ser competitivo no mercado“, apontou.
Essa conjuntura também impacta o elétrico E-JS3, que estava em testes no Brasil e seria uma opção para competir com modelos como o BYD Dolphin e o GWM Ora 03. Por enquanto, a chegada do modelo ao país parece ter sido adiada.
Versão elétrica da Hunter está prevista para 2025 no Brasil
Novas versões da Hunter
No curto prazo, a JAC Motors planeja ampliar a oferta da Hunter, incluindo uma versão com suspensão traseira multibraço, batizada de HW (Highway), prometendo conforto superior de rodagem. O layout em questão é semelhante ao aplicado na suspensão traseira da Nissan Frontier. Outras configurações da JAC Hunter voltadas ao uso comercial também estão em estudo para reforçar a presença da marca no segmento, bem como a vinda do catálogo 100% elétrico.
Atuação diversificada
Atualmente, além da Hunter, a JAC Motors oferece no Brasil o hatch elétrico E-JS1, sua versão aventureira E-JS1 EXT, o SUV E-JS4 e o sedã E-JS7. A marca mantém ainda forte atuação nos segmentos corporativo e governamental, fornecendo vans, caminhões e ônibus elétricos para empresas e prefeituras.
Para 2024, a JAC Motors projeta representar 3,6% das vendas totais de veículos elétricos no país. Isoladamente, a marca detém 2,3% dos emplacamentos de automóveis elétricos de passeio, além de responder por 48% das vendas de vans elétricas e 36% do segmento de caminhões elétricos.
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