Venda varejo: conheça os 10 carros preferidos do público em 2024
Ranking liderado pelo Hyundai Creta destaca os modelos mais vendidos para pessoas físicas no Brasil
César Tizo - janeiro 9, 2025
O ano de 2024 terminou com excelentes notícias envolvendo o emplacamento de automóveis e comerciais leves, com crescimento de 14% nas vendas em relação a 2023.
No ranking geral de vendas, a picape compacta Fiat Strada e o hatch Volkswagen Polo se destacaram como os veículos mais escolhidos pelos consumidores brasileiros, considerando todas as modalidades de aquisição.
É interessante, contudo, avaliarmos também como foi a procura dos diversos modelos oferecidos no país envolvendo o segmento de varejo, ou seja, excluindo a comercialização das marcas por meio da venda direta para grandes frotistas, locadoras, entre outros. Vale lembrar que também são consideradas vendas diretas algumas operações realizadas nas concessionárias, como, por exemplo, negociações feitas para taxistas, produtores rurais e o segmento PcD (Pessoas com Deficiência). Com isso, é possível constatar quais automóveis lideram, de fato, a preferência do consumidor pessoa física em busca do carro ideal.
Nesse contexto, o Hyundai Creta liderou as vendas no varejo em 2024, com 56.081 unidades emplacadas para pessoas físicas. Vale destacar que a Fiat Strada também manteve uma procura notável mesmo no segmento de varejo, ocupando a terceira posição neste ranking, como você pode ver abaixo, baseado nos dados da Fenabrave:
Marca/modelo
Total de emplacamentos no varejo em 2024
Hyundai Creta
56.081
Chevrolet Onix
51.251
Fiat Strada
50.453
Chevrolet Tracker
48.220
Honda HR-V
44.448
Volkswagen Polo
44.414
Hyundai HB20
43.045
Volkswagen T-Cross
39.767
Toyota Corolla Cross
36.983
Fiat Fastback
35.538
Para distinguir as vendas no varejo das vendas diretas, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores adota como critério o emissor da nota fiscal do veículo. De acordo com a Fenabrave, “todo emplacamento de veículo origina a emissão de uma nota fiscal de venda. O que diferencia uma venda direta de uma venda a varejo é a identificação do emissor dessa nota fiscal. Se o documento apontar o CNPJ de uma fabricante de veículos como o emissor, esta será uma venda direta. Já as notas fiscais com CNPJ que não pertence a uma montadora serão consideradas vendas a varejo“.
Interessante salientar que, das 69.116 unidades do Hyundai Creta que chegaram às ruas brasileiras ao longo de 2024, as vendas no varejo do SUV compacto representam 81,1% do total, uma parcela altamente significativa.
Por outro lado, dos 144.684 emplacamentos que a Fiat Strada obteve em 2024, o veículo mais vendido no país, a participação das vendas no varejo é de apenas 34,8%. Considerando a proposta da Strada voltada ao uso comercial, o volume superior de comercialização da picape na modalidade de venda direta é algo naturalmente esperado.
Em paralelo, a grande procura, especialmente por parte de locadoras, também sustentou a demanda elevada pelo Volkswagen Polo. O hatch finalizou 2024 com uma participação de apenas 31,6% da venda no varejo em relação ao total de 140.177 emplacamentos do modelo ao longo do ano passado.
Por fim, entre os SUVs e acompanhando a boa performance do Hyundai Creta junto ao público em geral, vale destacar a notável participação das vendas no varejo do Honda HR-V. Das 50.375 unidades emplacadas do modelo em 2024, 88,2% foram destinadas ao varejo, evidenciando sua popularidade entre consumidores pessoa física.
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